EnglishEspañolPortuguês

Nicarágua proíbe a apresentação de circos com animais

19 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

Nesta quarta-feira, 17, foi aprovada na Nicarágua uma lei que proíbe a apresentação de circos com animais.

Deputados durante aprovação da lei (Foto: La Prensa)

Qualquer espetáculo internacional que inclua em sua apresentação números com animais selvagens não poderá ingressar no país, segundo o projeto de lei apresentado pela deputada Mônica Baltodano, para a proteção e o bem-estar dos animais domésticos e animais silvestres domesticados.

A parlamentar disse que a proposta está em conformidade com a Declaração Universal  dos Direitos dos Animais e com as tendências de humanização no tratamento deles.

Elefantes explorados em circos (Foto: PrensAnimalista)

Ela lembrou que, além de os animais selvagens terem sido retirados do seu habitat natural, como os elefantes, tigres e leões que vivem da África, também sofrem maus-tratos durante o adestramento, para que realizem atos que não condizem com a sua natureza.

“É inaceitável que os seres humanos estabeleçam sua diversão com base na dor dos outros”, disse Mônica Baltodano.

A deputada acrescentou que deve haver consciência de que não há necessidade de machucar um animal para entretenimento, e mencionou o caso do famoso Cirque Du Soleil, que é considerado um dos melhores do mundo e não tem números com animais.

Apresentação do Cirque du Soleil (Foto: PrensAnimalista)

A aprovação da lei teve momentos de polêmica, segundo a deputada, devido às preocupações daqueles que têm negócios baseados na exploração de animais.

A Nicarágua deixa seu exemplo para os demais países que ainda permitem a existência de circos com animais. A humanidade está dando passos importantes no reconhecimento dos interesses dos animais não-humanos, e na proibição de atividades que envolvem o seu sofrimento.

Você viu?

Ir para o topo