EnglishEspañolPortuguês

Chimpanzé viciado em cigarro é acolhido em santuário, em Curitiba (PR)

17 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Um chimpanzé viciado em cigarro ganhou uma segunda chance para uma vida saudável em um santuário do Paraná, após ser resgatado por defensores dos direitos dos animais de um zoológico no Líbano.

Omega, de 12 anos, foi recebido este mês em uma fazenda na Grande Curitiba, uma casa muito mais espaçosa do que a jaula em que passou seus últimos oito anos.

O chimpanzé chegou ao Brasil após ser resgatado de um zoo no Líbano.Foto: Divulgação

Membros da organização não-governamental Animals Lebanon o encontraram preso em uma jaula fumando cigarros no zoológico de Ansar, no Líbano.

Ativistas negociaram a libertação do chimpanzé com o zoológico, hoje desativado, e conseguiram transferi-lo para o santuário em Curitiba, onde vivem 23 outros chimpanzés e dezenas de animais, incluindo macacos, cervos, flamingos e diversas aves.

Omega, de 60 quilos, desenvolveu o vício pela nicotina depois de fumar cigarros aparentemente jogados fora por visitantes. Quando era mais jovem, também fumava narguilés em um restaurante libanês.

A fundadora do santuário, Anita Starostik, disse que Omega estava se adaptando bem e recebendo uma dieta saudável.

“Omega está muito bem, muito calmo, ele não está pedindo cigarros. Não estamos dando nenhum medicamento por enquanto, porque achamos que ele não precisa. Ele está sendo alimentado basicamente com frutas e sucos, e tudo o que ele necessita para ficar tranquilo”, disse ela à Reuters TV.

O veterinário Paulo Diniz Basteane brinca com o chompanzé Omega no Instituto Conservacionista Anami. Agora, o animal passa por um período de quarentena até poder ser colocado para conviver com outros animaisFoto: Rodolfo Buhrer / Reuters.

O animal está isolado em uma casa enquanto veterinários realizam exames para diversas doenças e fazem um tratamento para o vício e os dentes, que ficaram amarelos e acumularam tártaro devido aos anos de fumo.

A integração de Omega com outros chimpanzés será realizada lentamente, pois ele nunca interagiu com um animal de sua espécie antes. Quando estiver pronto, será levado a uma área semelhante ao seu ambiente natural dentro da fazenda.

Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo