EnglishEspañolPortuguês

Polícia flagra tráfico de elefantes e consegue salvar alguns animais

5 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Giovanna Chinellato (da Redação)

A polícia indiana fechou um ringue de contrabando de elefantes no norte do estado de Assam, prendendo cinco pessoas e resgatando três animais, sendo dois filhotes, na noite de domingo, 31 de outubro.

Segundo informações do jornal Los Angeles Times, documentos apreendidos durante a batida mostraram que a gangue estava engajada em um contrabando de elefantes há anos, tendo enviado 92 elefantes de Assam para outras partes da Índia nos últimos cinco anos, disse PK Dutra, superintendente da polícia de Kokrajhar, um distrito no oeste de Assam.

Vender elefantes é proibido pela lei indiana, e até mesmo ter permissão para abrigar um elefante em casa é um processo demorado e complicado. Porém, as autoridades mostraram que ainda existe um comércio grande desses animais, sendo que latifundiários compram elefantes como símbolo de status e poder.

As autoridades também revelaram que eles são transportados por caminhões. Os contrabandistas provavelmente têm acordos com guardas florestais, que têm bases ao longo da rodovia para, em teoria, impedir o comércio.

A polícia investigou o ringue depois que um grupo conservacionista local, o Green Heart Nature Club, fez uma denúncia na semana passada. Após a operação de três dias, as autoridades prenderam os cinco contrabandistas e resgataram os três animais, que não tinham chips de identificação exigidos a todos os elefantes domésticos.

O grupo plaejava contrabander mais 10 animais na última operação. Eles noralmente capturavam os animais nas florestas de Assam, treinavam-nos por um ano ou dois, e alegavam que eles eram filhotes de fêmeas domésticas.

As autoridades de Assam, lar para mais de 5.000 elefantes asiáticos livres, negou a existência de um contrabando. “Estamos examinando a questão, mas posso dizer que não há tráfico para fora de Assam”, disse Suresh Chand, chefe estadual de questões da vida selvagem.

Você viu?

Ir para o topo