EnglishEspañolPortuguês

Taiwan aumenta medidas de proteção aos animais

6 de outubro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Giovanna Chinellato (da Redação)

Em 17 de setembro, Taipei se tornou a primeira cidade de Taiwan a empregar uma unidade policial devotada especialmente a casos de abuso de animais. A nova unidade tem 28 oficiais. E eles terão muito trabalho: de acordo com o escritório de proteção animal da cidade, mais de 400 casos de abuso foram denunciados entre janeiro e julho desse ano. O conselheiro da cidade Dai Hsi-chi, apoiador de longo tempo da unidade especial, disse que “sem a ajuda da polícia, é quase impossível previnir abuso de animais.”

Esse é apenas um exemplo de uma preocupação crescente com os animais em Taiwan. Aliás, algumas semanas atrás, ativistas engatinharam pelas ruas de Taipei para atrair atenção para a causa animal. “Quando você engatinha, sente um pouco do medo e impotência que um cão abandonado sente”, disse Chen Yu-min, diretor da Socidade Ambiental e Animal de Taiwan.

Esses ativistas dedicados têm ideais determinados também. Segundo informações da Animals Change, uma ideia bem provocativa é a de cobrar impostos de quem se beneficia comercializando animais, como operadores de fábricas de filhotes. “Os criadores sugam os lucros e deixam os problemas para a sociedade”, disse Huang Tai-shan, um deficiente físico que participou da manifestação. “É o cidadão que paga impostos que acaba lidando com o problema, enquanto os animais passam por um terrível sofrimento. O que queremos é que quem vive do comércio de animais pague impostos específicos para melhorar o bem-estar animais.”

Huang Tai-shan é um homem ocupado. Em dois de outubro, ele e outros ativistas anunciaram planos para monitorar as eleições do país e colocar amigos dos animais no poder. Os candidatos serão encorajados a implantar departamentos  de proteção animais em seus distritos e designar policiais especialmente para casos de criadores e abusadores de animais.

Como muitas outras nações, Taiwan ainda tem muito espaço para melhorar a forma como tratam seus animais, existem esses projetos e ações pelo bem dos bichos. A preocupação crescente das pessoas de Taiwan em relação aos animais  também contribui para quebrar a ideia de que cuidar do bem-estar animal é frescura dos países ocidentais.

Você viu?

Ir para o topo