EnglishEspañolPortuguês

Morte de panda em cirurgia causa tensão entre a China e o Japão

15 de setembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

As autoridades chinesas decidiram investigar a morte de um panda gigante no Japão. Long Long morreu de parada cardíaca na quinta-feira da semana passada no zoológico Oji, na cidade de Kobe, conforme noticiado na ANDA. Três especialistas do ministério da Silvicultura do gigante asiático viajarão esta semana ao Japão para averiguar as causas da morte.

O panda Long Long, que morreu após ser anestesiado no Zoológico de Kobe para a retirada de de sêmen. Governo chinês quer apurar as circunstâncias da morte, considerada grave pelas autoridades de Pequim. Foto: Jiji Press/Stringer/AFP
O panda Long Long, que morreu após ser anestesiado no Zoológico de Kobe para a retirada de sêmen. Governo chinês quer apurar as circunstâncias da morte, considerada grave pelas autoridades de Pequim. Foto: Jiji Press/Stringer/AFP

Long Long, ou Xing Xing em seu nome japonês, morreu ao não se recuperar de uma anestesia aplicada por veterinários do zoológico para extrair seu sêmen. Os técnicos japoneses pretendiam inseminar artificialmente sua companheira Tan Tan.

Os especialistas chineses consideram que existem muitos fios soltos na morte de Long Long. Os responsáveis em Pequim pediram aos japoneses que mantenham o cadáver do panda em bom estado porque querem que seus legistas o estudem. Suspeitam que os veterinários japoneses perderam a mão com a anestesia e que o animal, de 14 anos de idade, morreu de uma overdose de sedativos. Além disso, se perguntam o que levou os veterinários a extrair o sêmen do animal fora de seu período de reprodução, segundo publicou ontem o jornal Oriental Morning Post, de Xangai.

Com informações de Veja

Você viu?

Ir para o topo