EnglishEspañolPortuguês

Gripe em cães: uma doença que requer cuidados

28 de junho de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Tosses secas, febre, fadiga e fraqueza. Estes, entre muitos outros, são sintomas comuns da gripe. Mas cuidado! Você sabia que com o tempo seco e as temperaturas baixas, típicos no inverno, o seu animal de estimação também pode estar com gripe? Por isso é importante que você fique atento a todos os passos dos bichinhos.

De acordo com o médica veterinária Camila Fetter Souza, o principal sintoma nos cães é a tosse seca, parecendo que o animal está engasgado. Pode até expectorar um tipo de espuma branca. “Essas tosses podem piorar com exercícios físicos, agitação ou mesmo pela própria pressão da coleira”, explica.

Se o seu cão está assim, preste muita atenção. É hora de procurar um veterinário gabaritado para tratá-lo. Caso contrário, os sintomas podem piorar e o caso ficar mais grave. “O cão pode apresentar secreção nos olhos, coriza, falta de apetite e febre. Nos filhotes e nos animais mais debilitados o quadro pode evoluir para situações mais complicadas, como pneumonia, por exemplo”, informa Camila.

Caso você já tenha percebido que seu animal está com sintomas de gripe, a orientação da veterinária é começar o tratamento. “Basicamente consiste em antibioticoterapia, xaropes para alívio da tosse, anti-inflamatórios e confinamento do animal, para evitar que fique exposto ao frio, vento, umidade e banhos frios”, orienta. E se você tem mais de um animal em sua casa, é preciso levá-los todos para um profissional. Há riscos de que todos fiquem doentes e cada um com quadro diferente de agravamento. “O modo de transmissão é como se fosse uma gripe humana, por aerossóis”, afirma Camila.

Mas preste bem atenção no seu animal, pois nem sempre a tosse seca pode indicar gripe canina. “Este sintoma também ocorre em animais com problemas cardíacos, particularmente nos animais idosos. Por isso, sempre é importante levar o animal a seu veterinário de confiança, para que o diagnóstico seja correto”, conclui a veterinária. Se você não quer correr o risco de ter problemas futuros com seu cãozinho, leve já para vaciná-lo. A imunização para filhotes pode ser feita a partir de dois meses de idade. Em adultos deve ser feita anualmente.

Você viu?

Ir para o topo