EnglishEspañolPortuguês

Gordura de carne e produtos lácteos aumentam em 53% o risco de câncer pancreático

28 de junho de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Carne vermelha e produtos lácteos podem aumentar o risco de câncer pancreático, segundo relatório do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, divulgado no último dia 26 de junho.

Câncer de pâncreas, que geralmente é fatal, é a quarta principal causa de mortes por câncer naquele país. Entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença foi “encontrada uma associação entre a alta ingestão de gordura e câncer pancreático – especificamente alimentos ricos em gordura de origem animal” , disse a pesquisadora Rachael Z. Stolzenberg-Salomão.

“Estas conclusões estão em consonância com as orientações dietéticas para americanos reduzirem a quantidade de gordura que comem”, disse ela. “Reduzindo a gordura pode reduzir o risco de câncer pancreático”.

Os pesquisadores coletaram dados de mais de meio milhão de pessoas – 308.736 homens e 216.737 mulheres – que participaram do National Institutes of Health-AARP Diet and Health Study.

Durante os seis anos da pesquisa, 1.337 pessoas foram diagnosticadas com câncer pancreático. Homens que consumiram mais gordura de origem animal tiveram o risco aumentado em 53% de desenvolver a doença, as mulheres em 23% – em comparação com homens e mulheres que consumiram pouca gordura animal.

Dr. Brian M. Wolpin, oncologista do Dana-Farber Cancer Institute, em Boston, disse que o estudo pode fornecer pistas para a doença. “Sabemos muito pouco sobre câncer pancreático e quais são as causas, e não fazemos um trabalho muito bom no tratamento”, disse Wolpin.

Ele observou que, para além da possibilidade de uma ligação entre câncer pancreático e de gordura, existem outros bons motivos para limitar o consumo de carne vermelha e gordura animal, incluindo um aumento do risco de outros cânceres. Pessoas que comem muita carne vermelha tendem a se engajar em outros comportamentos insalubres vida, disse Wolpin.

Eric J. Jacobs, diretor estratégico da farmacoepidemiologia no American Cancer Society, disse que o estudo “constitui uma importante prova de que uma dieta rica em gordura animal pode aumentar o risco de uma das principais causas de mortes por câncer”.

* com informações de Forbes

Você viu?

Ir para o topo