EnglishEspañolPortuguês

Vídeo mostra ovelhas sendo torturadas em matadouro na Inglaterra

20 de agosto de 2015
6 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Huffington Post
Foto: Huffington Post

Um vídeo filmado secretamente por um grupo de ativistas de direitos animais  mostra o tratamento brutal dado a ovelhas no matadouro Bowood Lamb, em Thirsk, no norte de Yorkshire (Inglaterra). A filmagem provocou grande indignação pública e reacendeu o debate sobre o método “halal”. As informações são do The Guardian.
As imagens obtidas pela ONG Animal Aid mostra ovelhas sendo chutadas, ameaçadas com facas e jogadas em estruturas sólidas. Em um caso, um funcionário parece prender a cabeça de um carneiro sob o seu pé. Quatro empregados tiveram suas licenças de trabalho suspensas e, segundo a empresa, um outro foi demitido.
Foto: Animal Aid/Huffington Post
Foto: Animal Aid/Huffington Post

A Food Standards Agency (FSA) abriu uma investigação sobre o caso, afirmando que “não há justificativas para tratar animais da forma que se vê no vídeo” e acrescentando que as acusações serão analisadas.
Durante três dias em dezembro do ano passado, ativistas da Animal Aid usaram câmeras ocultas para gravar imagens que revelaram:
• Um funcionário serrando as gargantas dos animais – em um dos casos, ele levou cinco tentativas para romper vasos sanguíneos;
• Ovelhas recebendo chutes na face e na cabeça, levantadas pelas orelhas, peles ou pernas, e atiradas em estruturas sólidas;
• Um funcionário de pé e saltando sobre o pescoço de uma ovelha consciente;
• Uma equipe em gargalhadas diante de uma ovelha que sangrava até a morte, com óculos pintados ao redor de seus olhos com tinta verde;
• Empregados insultando e assustando animais com facas, batendo em suas cabeças e gritando com eles.
Foto: Animal Aid/Huffington Post
Foto: Animal Aid/Huffington Post

O matadouro em questão segue o código “halal”, uma tradição muçulmana que determina que os animais sejam mortos rapidamente, com um único corte por uma faca afiada, e eles não devem ver a faca antes de serem mortos, ou testemunhar a morte de outros animais.
As imagens do vídeo revelam que tais regras não são seguidas no matadouro Bowood, onde mais de 4 mil ovelhas foram filmadas sendo mortas, segundo informado pela ONG.
Neste local, as ovelhas apareciam com facas afiadas postas diante delas, e observando suas companheiras sangrando até a morte antes de serem acorrentadas e içadas.
Foto: Animal Aid/Huffington Post
Foto: Animal Aid/Huffington Post

Em resposta à alegação da Animal Aid de que os abusos capturados no filme eram “rotineiros”, Jamie Foster, advogado do Bowood Lamb, disse que não era verdade.
Em entrevista ao programa Farming Today da BBC, Foster afirmou que um funcionário havia sido chantageado e acrescentou que a empresa leva o bem-estar animal extremamente a sério.
“Nós tivemos um acesso muito limitado às filmagens mas claramente a cena que vimos em que um funcionário está com o pé no pescoço de uma ovelha é algo muito abaixo dos padrões que o Bowood consideraria aceitável, e o indivíduo foi demitido imediatamente por falta grave”.
Kate Fowler, diretora de campanhas da Animal Aid, disse que as cenas eram “imperdoáveis.
Foto: Animal Aid/Huffington Post
Foto: Animal Aid/Huffington Post

Animal Aid também criticou a estrutura física do matadouro. O grupo disse que as ovelhas caíam de uma rampa em um piso escorregadio na “área de matança” e eram muitas vezes incapazes de ficarem de pé.
Elas eram, então, frequentemente jogadas de cabeça em uma estrutura sólida, disse a Animal Aid.
Foto: Animal Aid/Huffington Post
Foto: Animal Aid/Huffington Post

O grupo está pressionando para que câmeras de circuito interno monitoradas de forma independente passem a ser obrigatórias nos matadouros.
Os matadouros no Reino Unido são regulados pela FSA, que fornece licenças de operação e realiza inspeções.
De acordo com a agência: “A Food Standards Agency leva o bem-estar animal nos matadouros muito a sério e, por isso, suspendeu imediatamente as licenças dos funcionários envolvidos”. Informou, também, que está investigando as imagens e haverá punições.
Foto: Animal Aid/Huffington Post
Foto: Animal Aid/Huffington Post

No ano passado, 2,4 milhões de ovelhas e cabras foram mortas sem que fosse obedecido o código “halal”, de acordo com a Associação Veterinária Britânica.
A Animal Aid diz ter reconhecido que havia riscos do vídeo provocar sentimentos anti-muçulmanos, mas acrescentou que “reter as imagens seria uma traição à nossa missão fundamental, que é a de expor e combater a crueldade contra os animais”.
Assista a um trecho do vídeo da Animal Aid (imagens fortes):

Assine a petição pelo fechamento do Bowood Lamb.

Nota da Redação: A ANDA é expressamente contra qualquer tipo de matança a animais para consumo humano, não importa que o método seja considerado “humanitário” como o “halal”. Não existe procedimento humanitário quando se trata de tirar a vida de qualquer ser senciente.

Você viu?

Ir para o topo