EnglishEspañolPortuguês

Cavalo doente é abandonado em bairro de Ananindeua (PA)

20 de agosto de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Moradora que denunciou o caso acredita que o animal era usado para trabalho. (Foto: Francisca Silva/Divulgação)
Moradora que denunciou o caso acredita que o animal era usado para trabalho. (Foto: Francisca Silva/Divulgação)

Um potro foi abandonado na manhã de quarta-feira (19), no Conjunto Jardim Nova Vida, no bairro Águas Lindas, em Ananindeua. Segundo os moradores, desde cedo eles tentaram contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CZZ) de Belém, mas não tiveram retorno pelos números que encontraram. O G1 conseguiu falar com a Delegacia do Meio Ambiente (Dema) que disse que nesta quinta-feira (20) fará o resgate do animal, mas afirma que ele pode não sobreviver.
O potro, denominação para cavalo jovem, foi abandonado por volta das 10h da manhã desta quarta-feira (19). De acordo com o relato dos moradores a suspeita era de que o animal era usado para trabalho, ficou doente e o tutor o abandonou.
Francisca Silva, moradora do bairro, foi ao local várias vezes e chegou a dar água para o animal. Ela disse que lamenta muito a situação. “A gente fica de mãos atadas, tentamos todos os órgãos que disseram que poderiam nos ajudar e nada, entre eles, Bombeiros e o Zoonoses. É muito triste isso”, lamenta.
Abandono
Edelvan Soares, da Dema, explicou que a situação no bairro Água Lindas está complicada com o fechamento do lixão. “Recebemos diariamente denúncias de cavalos abandonados na área. Hoje mesmo resgatamos três, que foram levados para a UFRA, para serem atendidos pelo Projeto Carroceiro”, afirma.
Ao analisar as imagens, Soares explicou que pelo horário não teria como enviar uma equipe até o local e infelizmente acredita que o animal não sobreviverá. “Pela foto é possível ver que ele está caquético e já tem decúbito lateral e com extensão do pescoço. Isso não é um bom sinal, mas mesmo assim vamos ao local para verificar a situação”, garante.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo