EnglishEspañolPortuguês

UFPR faz exames em antílopes achados mortos no zoológico de Curitiba (PR)

20 de julho de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) recolheu amostras dos 19 antílopes encontrados mortos na manhã de quarta-feira (17), no Zoológico de Curitiba. Os animais morreram ao mesmo tempo, após serem transferidos de ambiente.

Ainda não se sabe qual poderia ser a causa das mortes. Segundo o veterinário Manoel Lucas Javorouski, que trabalha no zoológico, todos os animais morreram ao mesmo tempo.

“O que é curioso neste caso é que todos os animais morreram, o que não é uma situação comum.Por mais que fosse o estresse da movimentação, da captura e da transferência, isso não seria a causa para todos os animais morrerem”, acredita o veterinário.

Ele diz que há várias hipóteses possíveis. Entre elas, a contaminação da água e de alimentos. Contudo, o que aumenta o mistério é que a água que eles recebem é tratada e a comida sequer havia sido entregue aos animais no dia da transferência.

Sobre a possibilidade de uma doença, ele diz que é muito estranho que isso possa ter causado a morte de todos os antílopes no mesmo dia. “Uma doença, por mais que ela fosse agressiva, você teria mortes sucessivas, alguns animais num dia, outros no outro e poderia se estender por até uma semana, com perdas sequenciais de animais”, explica. Outra situação provável é a de que alguém possa ter envenenado os antílopes, propositalmente ou não.

“Nenhuma  hipótese até agora foi descartada”, afirma Javorouski.

Fonte: CBN Foz

Nota da Redação: Os 19 antílopes  que tiveram uma vida miserável em confinamento sendo expostos como objetos nas vitrines vivas chamadas zoológicos merecem que, no mínimo, este caso repercuta muito e seja esclarecido o quanto antes.

Você viu?

Ir para o topo