EnglishEspañolPortuguês

Seis razões básicas para se adotar uma dieta vegana

19 de novembro de 2015
4 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: WestEnd61/Rex-Shutterstock
Foto: WestEnd61/Rex-Shutterstock

Conforme o veganismo se torna uma tendência e a quantidade de produtos veganos em oferta cresce, a questão não é mais “por que você é vegano?”, mas sim “por que você não é?”.

Veganos não consomem nenhum produto alimentar de origem animal ou testado em animais, e nem usam couro, peles ou seda.

Aqui estão algumas razões pelas quais as pessoas tem se tornado veganas rapidamente nos dias atuais. As informações são de Mimi Bekhechi, diretora do PETA do Reino Unido, publicadas pelo Independent UK.

1 – As carnes processadas podem ser carcinogênicas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um relatório recente publicado pela Organização Mundial de Saúde alerta que carnes processadas competem com os cigarros na lista de principais causadores de câncer.

De acordo com as descobertas, 50 gramas de carne processada por dia – o equivalente a uma salsicha ou menos de duas fatias de bacon – aumentam as chances de desenvolver câncer de intestino em 18 por cento.

2 – É a melhor maneira de ajudar os animais

Foto: Getty
Foto: Getty

Simplesmente, não há melhor forma de ajudar aos animais e evitar o seu sofrimento que se tornar vegano. Em muitas fazendas industriais, os animais são mantidos em condições horríveis, e nunca formarão famílias, procurarão a sua própria comida ou farão qualquer coisa que seja natural e importante para eles.

A maioria não irá sequer sentir o calor do sol sobre a sua pele ou respirar ar fresco até o dia de serem carregados em caminhões com destino ao matadouro.

3 – Não somos bezerros

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As vacas produzem o leite pela mesma razão que os humanos – para alimentar os seus filhos. No entanto, em fazendas produtoras de laticínio, bezerros são separados de suas mães logo após o nascimento para que o leite natural destinado para eles possa ser consumido por humanos.

Seria realmente mais natural para qualquer ser humano adulto ainda beber leite humano – se isso é o suficiente para revirar o estômago, assim também deve ser a ideia de se consumir leite de vacas.

4 – Ajuda a prevenir doenças cardíacas

Foto: Getty
Foto: Getty

Ingerir alimentos carregados de gordura animal está literalmente nos matando. Doenças das vias coronárias, que estão relacionadas a uma dieta à base de carne, são a principal causa de mortes no Reino Unido. Em média, 224 pessoas morrem de doenças cardíacas nesse país a cada dia.

A boa notícia é que podemos ajudar a prevenir a maioria das patologias cardiovasculares simplesmente adotando uma dieta à base de vegetais.

5 – A pecuária está matando o planeta

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Esqueçamos as lâmpadas econômicas ou os carros híbridos – a melhor coisa que podemos fazer para ajudar o meio ambiente é parar de comer carne. A produção de carne é o principal agente causador das alterações climáticas, da escassez de água, da erosão do solo e da maioria dos outros problemas ambientais, de acordo com cientistas das Nações Unidas.

Comer vegetais e grãos diretamente, ao invés de canalizá-los através de animais, requer infinitamente menos uso de terra e água, motivo pelo qual as Nações Unidas declaram que uma adesão global à a dieta vegana é vital para salvar o planeta dos efeitos devastadores das mudanças do clima.

6 – A comida vegana é deliciosa

Aqueles que acreditam que a dieta vegana significa o abandono de pratos apetitosos devem rever os seus conceitos.

Conforme cresce a demanda pela alimentação vegana, empresas estão inovando com produtos cada vez mais atraentes com todo o agrado ao paladar, porém sem o colesterol e a crueldade.

Você viu?

Ir para o topo