EnglishEspañolPortuguês

Resgate dramático: baleia fica presa e sufocada em rede de pesca

19 de setembro de 2016
2 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: Philip Charles, Spirit Bear Adventures
Foto: Philip Charles, Spirit Bear Adventures

Tentar libertar uma baleia jubarte enrolada em um equipamento de pesca deve ter sido a mesma coisa que tentar desarmar uma bomba gigantesca.

Quando um grupo de resgate encontrou a baleia na costa da Colúmbia Britânica, Canadá, o relógio já estava contando.

O animal de quase 10 metros de comprimento estava tão enrolado que tinha dificuldade em subir para a superfície e respirar. Seus movimentos acabaram piorando a situação e as cordas causaram severos cortes em sua pele.

Oficiais do Fisheries and Oceans Canada tiveram que cortar as cordas, mas precisaram fazer isso com muita precisão – qualquer movimento errado e a situação da baleia poderia piorar muito mais.

“Precisávamos saber como o equipamento estava enrolado na boca e no corpo da baleia. Se cortássemos errado, ela poderia ficar livre mas com algum pedaço ainda em seu corpo, e isso dificultaria suas chances de sobrevivência, ” disse Paul Cottrell, coordenador do Fisheries and Oceans Canada ao Global News.

Reprodução/CTV Vancouver, Facebook
Reprodução/CTV Vancouver, Facebook

Após seis horas, o time conseguiu libertar a baleia, mas os impactos da ação humana no oceano ficarão gravados em sua memória.

Enquanto é esperado que nesse caso ela sobreviva, nem todas as baleias que ficaram presas em equipamentos de pesca viveram para contar a história. Histórias assim já aconteceram muitas vezes.

Esse ano, uma baleia azul de 24 metros de comprimento teve que ser meticulosamente retirada de uma confusão de armadilhas de caranguejo na Califórnia.

Reprodução/Nathaniel Denton
Reprodução/Nathaniel Denton

Essas enormes e belas criaturas, já classificadas como ameaçadas, sofrem cada vez mais com esse tipo de perigo.

Para as baleias jubarte, há boas e más notícias.

A boa: A população dessa espécie cresceu nos últimos anos, entretanto, permanece baixa.A má: Acidentes com equipamento de pesca  ocorrem cada vez mais. Uma em cada duas baleias jubarte já ficaram presas em objetos assim.

Em outro caso, uma jubarte ficou presa durante diversos meses em uma rede de pesca. Isso é um retrato de como esses equipamentos podem resultar em uma morte lenta e dolorosa para os animais.

Você viu?

Ir para o topo