EnglishEspañolPortuguês

Grande operação internacional contra tráfico de animais acontece em 62 países

19 de junho de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

A agência policial europeia Europol anunciou nesta quinta-feira uma ampla operação internacional contra o tráfico de animais em 62 países, na qual foram apreendidas grandes quantidades de marfim, chifres de rinocerontes e ossos de baleias.
“A operação COBRA III, a mais importante já organizada contra o comércio ilegal de espécies ameaçadas, levou à apreensão de imensas quantidades de contrabando animal”, indicou a Europol em um comunicado.
Trezentas pessoas foram detidas, segundo a ASEAN-WEN, uma das associações que participa da operação e que reúne países da Ásia do Sudeste.
Entre os detidos há um chinês envolvido em um vasto tráfico de chifres de rinoceronte na Namíbia, assim como um traficante de elefantes indiano.
A Europol anunciou a apreensão de mais de uma centena de chifres de rinoceronte, 1.439 animais (vivos e mortos), entre eles cavalos-marinhos, tartarugas e enguias, assim como 16 costelas de baleias que foram localizadas na Holanda.
Por países, foram resgatados mais de 10.000 cavalos-marinhos e 400 tartarugas vivas na Grã-Bretanha, quatro toneladas de marfim na Tailândia (escondidas em contêineres provenientes da República Democrática do Congo) e onze toneladas de ossos de tigre na Índia.
“A investigação prossegue em muitos países”, declarou a Europol e, segundo seu diretor, Rob Wainwright, a operação demonstra mais uma vez “a dimensão internacional destes crimes”.
Fonte: EM

Você viu?

Ir para o topo