ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
  • Compartilhe

Texto

Visitante ilustre

Elefante marinho ‘Fred’ vai ser monitorado 24 horas por dia no ES

18 de janeiro de 2016 às 17:00

Elefante marinho ‘Fred’ reaparece em praia de Vila Velha, Espírito Santo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

Elefante marinho ‘Fred’ reaparece em praia de Vila Velha, Espírito Santo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

O elefante marinho apelidado de Fred voltou a Grande Vitória nesta sexta-feira (15), onde descansa em uma praia particular no Morro do Moreno, em Vila Velha. O animal ganhou o apelido quando veio ao estado, na época da Copa do Mundo, no Brasil, e faz referência ao atacante do Fluminense, que foi criticado durante a competição.

Neste sábado (16), moradores da região manifestaram preocupação com a saúde do animal, que pode sofrer com o barulho das festas no cerimonial.

O piloto de motovelocidade Fernando Guerra mora na beira da praia e conta que um cerimonial realiza festas perto do local onde o animal está. “A gente está preocupado com o animal. Até a gente que mora a 30 metros de onde ele está evita ter contato com ele, chegar muito próximo. Nossa maior preocupação é com um local privado aqui do lado que faz festas sem alvará, com queima de fogos. A gente está preocupado com o que pode causar ao animal”, explica Guerra.

Há uma festa marcada para o fim de semana no cerimonial, que já estava arrumada na tarde deste sábado (16). Os moradores da região temem que o barulho possa causar algum dano ao animal.

O ambientalista Lupércio Barbosa conta que a iniciativa de cuidar do animal deve partir das pessoas, com fiscalização dos órgãos responsáveis. “Isso depende da consciência das pessoas, embora os órgãos ambientais possam intervir nessa festa também no sentido de tentar protegê-lo, isso é função principalmente do Ibama”, explica.

O ambientalista do Instituto Orca também explica que o animal escolheu o lugar por ser mais tranquilo. “Ele escolheu esse local, esse momento, de clima mais ameno, o céu nublado, por uma série de motivos. Ele escolheu esse recanto em que parece se sentir seguro, porque não tem proximidade da população”, diz Barbosa, que monitora o animal desde que ele apareceu no litoral capixaba pela primeira vez há 5 anos.

A Prefeitura de Vila Velha informou que o cerimonial é irregular e já foi multado, mesmo assim a fiscalização vai voltar ao local. O Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram) disse que o elefante marinho está bem, mas, por causa de denúncias de perturbação, o animal será monitorado 24 horas por dia a partir deste domingo (17).

Fonte: G1

  • Compartilhe

  • Imprimir Imprimir
  • Comunicar Erro

Enviar para um amigo
Comunicar erro

eu apoio a anda

Julia Bobrow

julia bobrow

Sou como qualquer um que ama os animais, que os tem por perto e que devota boa parte do seu tempo a eles. Por isso, apói

Julia Bobrow
Atriz

Atriz

Eurípedes Kühl

Eurípedes Kühl

Desde criança tenho respeito e amor pelos animais. Assim, todos que como eu têm compaixão e protegem nossos irmãos do re

Eurípedes Kühl
Escritor espírita

Escritor espírita

Veja todos os depoimentos »

Facebook
Você é o repórter
Siga a ANDA: