ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
  • Compartilhe

Texto

"Fábrica de filhotes"

Em Campinas, canil de border collie é investigado por maus-tratos a 87 cães

17 de fevereiro de 2016 às 18:20

Brahma está com infecção e segue em estado grave. (Foto: Aline Suppo/ONG Focinho Abandonado)

Brahma está com infecção e segue em estado grave. (Foto: Aline Suppo/ONG Focinho Abandonado)

O canil Bocainas Border de Campinas (SP), especializado na raça border collie, será investigado por maus-tratos de animais segundo confirmou a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Três ONGs da cidade retiraram 87 cães do local em uma ação que começou na sexta-feira (12) e levou três dias para acabar. Uma fêmea está em estado internada em grave e permanece em uma clínica. Outros cinco cães tiveram alta nesta terça-feira (16).

Após uma denúncia anônima, as ONGs ‘Focinho Abandonado’, ‘Anjos da Rua’ e ‘Amor de Bicho’ de Campinas se uniram para retirar os cães do canil localizado no distrito de Joaquim Egídio. Após o registro de um boletim de ocorrência no 12º DP e com o apoio da Guarda Municipal da cidade, as ONGs entraram no local com o consentimento do caseiro do local.

“Era sujo, tinha mosca, papel picado, visualmente a situação do local chocou todo mundo. O cheiro era fortíssimo e cães estavam visivelmente estressados. Eles ficavam em meio a fezes e urina”, disse Aline Suppo de Oliveira, uma das gestoras da ONG ‘Focinho Abandonado’.

“Todos vieram com carrapato, pulga e verme. Ao todo nós internamos seis animais e uma vai permanecer internada e está em estado grave. Ela está com uma infecção que não sabemos de onde vem, está pesando 7 quilos e deveria ter 15 quilos, e não sabemos se ela vai sobreviver”, disse Aline que confirmou que outros oito animais tem problemas de fígado.

O proprietário confirma que tem um número elevado de animais, mas não tinha o conhecimento dos animais doentes. “Realmente não sabia que tinham cinco cães com diarreia e fiquei extremamente chateado. Se eu soubesse, mesmo estando em São Paulo, teria mandado um veterinário lá para socorrer. Tenho que diminuir meus animais mesmo, mas os outros todos normais”, disse o proprietário do canil Candido Coelho.

A ONG vai entrar com uma ação contra o proprietário do canil. “Vamos fazer um catálogo com foto, laudo veterinário de cada um e exame anexo e entrar com uma ação contra ele, antes que ele entre com uma ação contra a gente. Até agora a gente não teve nenhuma informação do responsável”, disse Aline Suppo.

A Guarda Municipal de Campinas informou em nota que foi acionada para acompanhar a denúncia. “No local, diversas espécies foram encontradas, sendo que as condições foram analisadas tecnicamente por uma médica veterinária (…). Importante ressaltar que a entrada dos voluntários no espaço foi autorizada pelo zelador do local”, disse a GM em nota.

SSP confirma inquérito

Em nota a Polícia Civil confirmou a investigação do caso. Além dos cachorros, no boletim registrado ainda são citados outros animais como 300 ovelhas e 50 minipôneis. “A SSP informa que foi instaurado inquérito policial no 12º DP de Campinas para investigar o crime de maus-tratos a animais. O local foi periciado e foram colhidos depoimento de envolvidos no caso. Os animais estão sob a proteção de ONGs da área. Se a tutela desses animais for solicitada durante o inquérito, a decisão caberá à Justiça”, disse a Secretaria de Segurança Pública.

A perícia para confirmar os maus-tratos tem o prazo de 30 dias para ficar pronta e deve ser anexada no inquérito policial aberto no 12º DP.

Fonte: G1

  • Compartilhe

  • Imprimir Imprimir
  • Comunicar Erro

Enviar para um amigo
Comunicar erro

eu apoio a anda

Alexandre Pimentel

alex

A ANDA é uma das melhores iniciativas do século XXI! É forte ferramenta contra a coisificação dos animais e a formação d

Alexandre Pimentel
Escritor, terapeuta e palestrante

Escritor, terapeuta e palestrante

Giovanna Ewbank

giovanna_ewbank

Os animais são os seres mais puros que existem, eles não podem falar, mas seu olhar já nos diz tudo! Quem dera se todos

Giovanna Ewbank
Atriz

Atriz

Veja todos os depoimentos »

Facebook
Você é o repórter
Siga a ANDA: