EnglishEspañolPortuguês

Após pressão popular, vereadora retira projeto que propõe volta de rodeio a Taubaté

16 de dezembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

A assessoria parlamentar da vereadora Pollyana Gama (PPS), da Câmara de Taubaté, distribuiu nota informando que no dia 3 de dezembro de 2010, ela retirou o projeto de lei complementar nº 030, que altera os artigos 581-H e 581-AV da Lei Complementar nº 205, de 25 de outubro de 2009.

Segundo a nota, a apresentação do projeto “se deu por solicitação de representantes de associação e membros de sindicato que realizam atividades como cavalgadas, feiras e exposições, também compreendidas como atividades de rodeio”.

Diz ainda a nota: “Embora o texto apresentado tivesse por principal objetivo viabilizar a realização de tais atividades, foi imediata a insatisfação por parte daqueles que compreendem o rodeio apenas como as provas de montaria em bovinos e equinos nas quais o peão tem o objetivo de manter-se o máximo de tempo em cima do animal”.

Pollyana colocou-se à disposição para debater o assunto e informou que será agendada reunião com os interessados. Procurada por membros da Associação Protetora de Animais de Taubaté (APATA), a vereadora teve a oportunidade de esclarecer o projeto e convidá-los a participar da reconstrução do mesmo. O presidente da APATA, Afonso Neto, se surpreendeu ao saber da retirada do projeto e se mostrou disposto a participar. “Somos abertos a qualquer tipo de situação, só não queremos o rodeio”.

O diretor executivo da Casa São Francisco de Idosos de Taubaté, Haroldo Ribeiro de Souza, também se manifestou. “Considero o caráter humanitário e social do movimento Tropeiros do Vale e demais manifestações envolvendo animais sem que haja maus-tratos. Apoio a mudança e a adequação da Lei Municipal”.

Ações educativas

Segundo sua assessoria, a vereadora Pollyana participa e incentiva movimentos em defesa dos animais, principalmente com ações educativas quanto à guarda responsável. É autora da Lei nº 3.935 de 25 de maio de 2006, que dispõe sobre a instituição da Semana de Conscientização à Proteção de Animais no município de Taubaté.

Com informações de Diário de Taubaté

Nota da Redação: Parabéns aos internautas e ativistas que se manifestaram contra o retrocesso que seria a aprovação deste PL. Uma prova de que a mobilização faz diferença pelos animais.

Você viu?

Ir para o topo