ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
  • Compartilhe

Texto

Perto de zoológico

Ibama pretende proibir festival rave no Beto Carrero World; parque nega cancelamento

16 de outubro de 2012 às 17:40

Prédio no Beto Carrero World. Foto: Reprodução

O Ibama está questionando o Parque Beto Carrero World, em Santa Catarina, sobre o Festival Dream Valley, programado para os próximos dias 16 e 17 de novembro por lá. O parque é dono de um zoológico que possui quase mil animais de diversas espécies e recebe animais apreendidos pelo Ibama, e o som alto iria perturbar os animais, conforme alega a entidade. O evento é produzido pelas empresas Green Valley, RBS Eventos e 3Plus Talent e atrações internacionais como os DJs Paul Van Dyk, Armin Van Buuren e David Guetta já estão confirmadas.

Segundo a responsável pelo setor de Fauna do Ibama SC, Gabriela Breda, que falou com a Lado A, não há condições de realizar o evento no local indicado pelo parque, pela proximidade ao zoológico mas não há proibição e sim uma notificação. “O palco principal está localizado a menos de 200 metros do zoológico e não houve qualquer proteção aos animais”, alerta Gabriela, que foi vistoriar o zoológico local depois de diversas denúncias. Como agravante, ela ainda indica que o período de primavera é temporada de reprodução das aves, que são animais mais sensíveis. A preocupação é com os animais confinados, que não têm como fugir. “Em toda festa rave há perda de ninhos”, lamentou Gabriela sobre os eventos de música eletrônica ao ar livre.

Para o Ibama, se o evento não apresentar alternativa viável e descumprir a proibição, receberá multa que pode chegar a R$1 milhão e ainda responderá por danos ambientais. Gabriela alertou ainda, que se o evento for pego em flagrante representando alguma ameaça aos animais, poderá então ser fechado. “O parque não precisa da anuência do Ibama para realizar o evento”, antecipa Gabriela sobre o boato de proibição da festa. “A preocupação da entidade é com o Zoológico, não com a festa”, ressaltou ela.

A assessoria de imprensa do Beto Carrero World informou que as modificações solicitadas para o evento pelo Ibama já estão sendo providenciadas pelas empresas realizadoras do evento e que serão entregues esta semana as exigências dos outros órgãos competentes para as autorizações de liberação do festival. Para a assessoria de imprensa do parque, há “sensacionalismo” na notícia divulgada por um jornal catarinense sobre a proibição impetrada pelo Ibama e “tudo está sob controle”.

Fonte: Revista Lado A

Nota da Redação: O Ibama precisa realmente evitar que essa festa aconteça no Beto Carrero World, de modo que os animais dali, que já sofrem perpetuamente com a falta de liberdade e a exploração com fins lucrativos, sofram ainda mais com os pesados ruídos que poderão ser emanados da festa. Há uma petição online em circulação que reforça ao Ibama a recomendação de que de fato não permita a realização do Festival Dream Valley próximo à área onde aqueles animais são mantidos presos, e todos nós devemos assiná-la. Não se deve deixar que seu sofrimento seja piorado.

  • Compartilhe

  • Imprimir Imprimir
  • Comunicar Erro

Enviar para um amigo
Comunicar erro

eu apoio a anda

Anderson Furlan

anderson furlan

Durante muito tempo estive preso em uma armadilha montada por séculos de tradição aristotélica e impulsionada pelos desv

Anderson Furlan
Juiz Federal, Mestre e Doutorando, Professor de Direito Ambiental

Juiz Federal, Mestre e Doutorando, Professor de Direito Ambiental

Flávia Lippi

braços abertos

De todas as violências que sofremos, as que cometemos com mais frequência são as que cometemos contra nós mesmos. Nessa

Flávia Lippi
Jornalista, empresária e empreendedora social

Jornalista, empresária e empreendedora social

Veja todos os depoimentos »

Facebook
Você é o repórter
Siga a ANDA: