EnglishEspañolPortuguês

Equipe faz treinamento para preservação de tartarugas no Paraná

16 de setembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
De 26 a 31 de agosto, integrantes da Associação MarBrasil realizaram um treinamento para captura de tartarugas marinhas com o Projeto Tamar no arquipélago de Fernando de Noronha (PE).
De 26 a 31 de agosto, integrantes da Associação MarBrasil realizaram um treinamento para captura de tartarugas marinhas com o Projeto Tamar no arquipélago de Fernando de Noronha (PE).

De 26 a 31 de agosto, integrantes da Associação MarBrasil realizaram um treinamento para captura de tartarugas marinhas com o Projeto Tamar no arquipélago de Fernando de Noronha (PE). Foi uma preparação para a segunda fase do Rebimar (Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha), que tem como um dos objetivos a conservação de tartarugas-verde no litoral do Paraná.

O treinamento nomeado de “Técnica de Captura Intencional de Tartarugas Marinhas através do Mergulho Livre ou Autônomo” foi realizado por quatro integrantes da MarBrasil, entre eles Camila Domit, bióloga e vice-presidente da organização; Lilyane Santos, coordenadora do Rebimar; Janaína Bumbeer, coordenadora de biodiversidade e Robin Hilbert Loose, instrutor de mergulho e coordenador de logística e operações náuticas.

Os profissionais Luis Felipe Bortolon e Rafael Robles, do Tamar, forneceram instruções sobre o monitoramento das tartarugas, a medição de carapaça e a marcação de anilhas. “Essa experiência foi maravilhosa devido a qualidade da equipe que nos passou segurança para a captura dos animais. O treinamento agregou ao trabalho que vamos desenvolver”, conta Robin Hilbert Loose.

Ele conta ainda que a visita também ajudou a evoluir as técnicas de mergulho. “A experiência foi além da captura e cuidado com os animais, pois a equipe evoluiu suas técnicas de mergulho autônomo tanto em flutuabilidade, respiração, equilíbrio, quanto à segurança”.

A bióloga Camila Domit explica que na segunda fase do Rebimar haverá uma busca de informações das áreas onde as tartarugas marinhas se encontram e se alimentam e do tempo que passam no litoral do Paraná. “Junto a equipe do Tamar também estamos desenvolvemos um experimento para a fixação de transmissores satelitais. O Tamar é referência internacional e contar com a experiência deles para nossa capacitação é uma grande satisfação e garantia de um projeto de alta qualidade e bons resultados para as tartarugas marinhas no Paraná”.

Fonte: Correio do Litoral

Você viu?

Ir para o topo