EnglishEspañolPortuguês

Baleia jubarte é encontrada em Ubatuba (SP)

16 de julho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Baleia jubarte é avistada em Caraguá (Foto: Arquivo Pessoal/Icbio Esec Tupinambás e seus voluntários)
Baleia jubarte é avistada em Caraguá (Foto: Arquivo Pessoal/Icbio Esec Tupinambás e seus voluntários)

Uma baleia-jubarte foi encontrada no início dessa semana em uma área próxima a praia da Enseada, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. O animal exigiu uma força-tarefa de equipe de bombeiros, oceanógrafos e biólogos, que monitoraram a baleia, para evitar que ela encalhasse na costa.
A baleia estava saudável e foi acompanhada por cerca de três horas nesta manhã. Ela mede cerca de 10 metros e tem duas toneladas. De acordo com o oceanógrafo, Hugo Gallo, o animal é jovem, com aproximadamente dez anos.
A baleia jubarte já foi considerada em extinção, mas saiu da lista no final de 2014. Os avistamentos das baleias jubartes não são incomuns no litoral norte. “Elas geralmente saem do polo sul e migram até o norte, muitas param nas praias da Bahia,outras acabam mudando a rota e vindo para cá também, principalmente no verão, época de reprodução”, afirmou.
Após o nascimento dos filhotes, cerca de um ano depois, quando a cria aprender a se alimentar sozinho e conhecer a rota de migração, as mães se separam deles.
Golfinhos
Durante a operação de afastar a baleia da praia, um grupo de golfinhos também foi encontrado nadando na região. “É comum golfinhos na nossa região, mas no inverno se intensifica com a passagem de cardumes. Os golfinhos se aproximam para se alimentarem”, afirmou o oceanógrafo.
Multa
Uma portaria do Ibama, de 1996, estabelece uma distância mínima da baleia de 100 metros para barcos e 50 metros para pessoas. Quem desrespeitar pode ser multado.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo