EnglishEspañolPortuguês

Grandes fugas de animais revelam desespero pela liberdade

16 de abril de 2016
3 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

As fugas de animais, muito mais do que espetáculos midiáticos, são representações claras do anseio pela liberdade. Animais das mais diversas espécies lutam para escapar do confinamento em zoológicos e parques onde são explorados, e também dos matadouros, criadouros, granjas e todas as formas de prisão e violação de seus direitos.

São poucos os que conseguem fugir comparados à quantidade de animais ainda aprisionados, mas seus casos sempre ganham as manchetes rapidamente – infelizmente, pouco se fala sobre a necessidade de libertá-los, mesmo com a tentativa desesperada de escapar.

Essas são algumas histórias de grande destaque dos últimos meses:

Lhamas no Ilam

llamas
Foto: Reprodução/Stuff

Em fevereiro de 2015, duas lhamas causaram uma confusão nas ruas dos Estados Unidos e momentos de riso na internet após serem vistas trotando por vários bairros do Arizona. Elas foram perseguidas por algum tempo e contornaram todos os esforços para detê-las.

A situação foi filmada por um helicóptero e colocada na internet.

Leões na vizinhança

Foto: Reprodução/Stuff
Foto: Reprodução/Stuff

Em fevereiro deste ano, um grupo de leões escapou de uma reserva de vida selvagem na borda da capital do Quênia e vagaram por uma área residencial. Aparentemente, não é incomum para os leões saírem do Parque Nacional de Nairóbi.

Jin, a lontra

Foto: Reprodução/Stuff
Foto: Reprodução/Stuff

A fuga mais famosa de uma prisão da Nova Zelândia foi protagonizada por uma lontra. Jin escapou em 2006 durante 26 dias em torno de Auckland’s Waitemata Harbour. Ela cavou duas paredes e escalou 1,8 metros de altura no zoológico de Auckland para ganhar a liberdade. Mais tarde, Jin foi enviara para o zoológico Wellington com seu parceiro de reprodução Jala, mas ela morreu em 2010 com sete anos.

Unicórnio solto

Foto: Reprodução/Stuff
Foto: Reprodução/Stuff

Em fevereiro deste ano, as autoridades da Califórnia estiveram envolvidas em uma perseguição de quatro horas de um pequeno cavalo vestido como um unicórnio. Parece que Juliet estava cansada de ser explorada como uma criatura mística para sessões de fotos com crianças e viu uma oportunidade de escapar.

Fugas de Christchurch

As reservas de vida selvagem em Christchurch ganharam as manchetes diversas vezes depois que primatas conseguiram fugir. Em 2013, cinco gibões Siamang surpreenderam os guardas do parque Orana Wildlife quando decidiram nadar e atravessar um fosso. Um ano depois, uma viagem escolar para Orana da instituição Paparoa Street foi interrompida enquanto guardiões reuniam um grupo de macacos-aranha que estavam soltos dentro do parque.

Revolta dos rinocerontes

Um segurança em um zoológico de Israel foi demitido em 2015 depois que caiu no sono durante o trabalho, permitindo que três rinocerontes fugissem.A situação embaraçosa que ocorreu no parque safari Gan Ramat em Tel Aviv foi gravada e os três rinocerontes podiam ser visto casualmente trotando perto de um portão aberto.

Tigre no trânsito

Foto: Reprodução/Stuff
Foto: Reprodução/Stuff

Em março deste ano, os motoristas do Qatar tiveram uma surpresa quando um tigre foi visto rondando entre os carros em uma auto-estrada principal.
Mais tarde, o tigre foi preso com uma corrente e conduzido por um homem que vestia uma longa túnica.

Hipopótamo à solta

Foto: Reprodução/Stuff
Foto: Reprodução/Stuff

Em junho de 2015, um hipopótamo foi controlado com arma tranquilizante após ser encurralado em uma das principais ruas de Tbilisi, na Geórgia. O hipopótamo tinha escapado de um zoológico após ventos fortes e uma chuva pesada destruírem os muros. A situação levou as autoridades a alertar os moradores a ficarem dentro de suas casas.

Você viu?

Ir para o topo