EnglishEspañolPortuguês

Cão mais velho do mundo viveu quase 30 anos

15 de dezembro de 2011
4 min. de leitura
A-
A+

Por Patrícia Tai (da Redação)

Bluey viveu quase 30 anos. Foto: arquivo pessoal

O cão Bluey da raça Australian Cattle Dog viveu 29 anos, 5 meses e 7 dias (07 de junho de 1910 – 14 de novembro de 1939). Bluey foi declarado o cão vivo mais velho do mundo no final de 1930 e viveu até ganhar o título mundial. Ao contrário do que foi recentemente publicado, o cão Pusuke, que morreu com 26 anos e 9 meses, no Japão, não seria o cão mais longevo do mundo.
Bluey trabalhou entre ovinos e bovinos durante 20 anos. Ele foi o mais velho cachorro do mundo, um recorde que nunca foi batido. John Harley, da Rochester Historical and Pioneer Society, disse: “Sabemos que a filha do homem que era tutor de Bluey ainda está conosco e é uma freqüentadora regular da igreja anglicana”.
Ele disse que William Hall, de Rochester, foi o primeiro tutor de Bluey. Quando William Hall morreu, seu filho Les cuidou do cão. Todavia, a Wikipedia diz que a tutora de Bluey chamava-se Esma Hall, que viveu até os 103.
“A idade deste cão não é grande coisa”, JT Cro protestou no The Sun. “Meus avós tinham um cão que viveu 33 anos de idade em anos ‘humanos’ e com saúde muito boa. Estou certo de que ele poderia ter vivido mais 10 ou 15 anos, no entanto ele veio a falecer após a morte dos meus avós. Eles amavam muito os seus cães, e a maioria deles durou de 25 a 30 anos”.
Nos últimos anos, dezenas de cães veneráveis receberam orgulhosamente o título de cão mais velho do mundo. Aqui estão apenas alguns:
Bramble – de Bridgewater, em Somerset, comemorou seu aniversário de 27 anos em 2002, tornando-se a mais antiga cadela viva da Grã-Bretanha e uma concorrente para o cão mais velho do mundo. Sua tutora, Anne Heritage, 43, é vegan e trouxe ao seu animal de estimação a mesma dieta que ela segue. “Ela recebe uma grande tigela de arroz, lentilhas e vegetais orgânicos todas as noites”, diz a Sra. Heritage.
Jerry – O cão de 26 anos de idade vive com uma família aborígene na Austrália e tem o potencial para se tornar o cão mais velho do mundo, informou um jornal chamado Sunday. Jerry, um mestiço das raças Australian Cattle Dog e Bull Terrier, vai completar 27 anos no próximo mês, o equivalente a 189 anos para um ser humano – disse o veterinário da Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals, Honey Nelson.
Jip – comemorou seu vigésimo quinto aniversário recentemente – a sua idade em termos humanos é de 175 – e os tutores surpresos, Marilyn e John Regan, de West Lane, acham que ele pode vir a obter o título de cão vivo mais velho do mundo. A sra Regan, 64, diz: “Ele já sobreviveu a dois dos nossos outros cães e a um gato. Ele vai sobreviver a todos nós, se continuar a este ritmo.”. … Os Regan adotaram Jip em uma clínica veterinária após ter sido abandonado por seu tutor aos 6 anos. Em sua juventude ele fazia passeios de lazer ao redor de Clough, mas agora ele prefere ser transportado de carro, como os seus colegas reais do Palácio de Buckingham. Sra. Regan disse: “Ele adora andar de carro com John. Sempre que ele pega as chaves, que você pode vê-lo ficar de orelhas em pé”. – Bradford (Reino Unido). Telegraph and Argus. 23 de setembro de 2005.
Para saber qual a idade correspondente de um cão em relação aos humanos veja a tabela a seguir. Existem pequenas variações nas tabelas que definem a correlação de idades entre os cães e humanos, mas, basicamente, você pode considerar que:

CÃESHUMANOSCÃESHUMANOS
2 meses14 meses8 anos48 anos
6 meses5 anos9 anos52 anos
8 meses9 anos10 anos56 anos
12 meses14 anos11 anos60 anos
18 meses20 anos12 anos64 anos
2 anos24 anos13 anos68 anos
3 anos28 anos14 anos72 anos
4 anos32 anos15 anos76 anos
5 anos36 anos16 anos80 anos
6 anos40 anos17 anos84 anos
7 anos44 anos18 anos88 anos

 

Você viu?

Ir para o topo