EnglishEspañolPortuguês

Operação resgata mais de 30 animais de cativeiro em Minas Gerais

15 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Um trabalho conjunto com a Polícia Militar, Centro de Controle de Zoonoses – CCZ e ONG ALPA de Conselheiro Lafaiete, acabou com a prisão de uma mulher que se dizia criadora, na última quarta-feira (13). Toda ação, acabou com a libertação de 30 animais entre cães e gatos que eram sacrificados, no seu estado de saúde, somente para procriar filhotes.

Com denúncia de maus tratos, o departamento do Centro de Zoonoses – CCZ se deslocou para o bairro Gigante, região norte da cidade e parte central de Lafaiete, onde foi apurada a verdade dos fatos.

No local, as equipes encontraram cães e gatos em estado de abandono. Sob coordenação da médica veterinária Carla Sássi, foi constatado animais feridos, com diversas doenças de pele, complicações oftalmológicas e periodontal. No imóvel, amontoado entre os entulhos, quatro cadelas com filhotes e gatos recém-nascidos.

Todos os animais foram retirados pelos responsáveis da operação, em um segundo imóvel na rua Horácio de Queiroz, a filha da mulher envolvida negou que houvesse animais lá, no terraço foi localizado outros cães em situação pior que a primeira.

Em um canto, uma cadela da raça York, matriz, idosa, com cerca de 15 anos, com os dois olhos perfurados, repletos de pus, com problemas graves de pelo, sem dentes e com um tumor mamário do tamanho de uma laranja”, informou a médica veterinária Carla Sássi, responsável pelo Centro de Zoonoses.

Em depoimento

Ao ser ouvida pelas autoridades, a responsável mencionou que alguns animais seriam da sua filha, e reafirmou que os mesmos eram bem tratados e sempre foi indicada para venda de alguns filhotes, comercializados em nossa região.

Ao ser questionada pela sujeira, informou que naquele momento ainda não havia feito a limpeza e que eles na verdade, só estariam precisando de uma boa tosa.

Ao finalizar, a mulher informou que vive da venda dos filhotes da raça Yorkshire, Maltês, Ihasa, Poodle e Shitzu e gatos da raça Persa.
Atualmente recolhidos pela CCZ, os bichos agora, realmente estão bem tratados e recebem atendimento médico. Segundo a administração da entidade, por enquanto, os animais não estão disponíveis para doação.

Fonte: Estado Atual 

Você viu?

Ir para o topo