EnglishEspañolPortuguês

Fernando Haddad veta projeto que permite sepultamento de animais em cemitérios públicos

15 de novembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

O prefeito Fernando Haddad anunciou nesta quinta-feira (14) que vai vetar o projeto de lei que permite o sepultamento de animais domésticos em cemitérios públicos. Haddad disse que tomou a decisão após conversar com o arcebispo metropolitano Dom Odilo Scherer.

“Eu conversei até com o Dom Odilo sobre o assunto. Eu entendo que para muita gente pode parecer uma coisa de menor importância, mas para aqueles que entendem que ali é solo sagrado, você tem que ter um certo respeito à religiosidade das pessoas. Ele [Dom Odilo] inclusive me escreveu uma carta, e eu entendo que são legítimos os argumentos.”

O projeto, de autoria de vereadores Goulart (PSD) e Roberto Tripoli (PV), foi aprovado nesta quarta (13), em segunda votação, pela Câmara de São Paulo.

Em nota divulgada na época da primeira aprovação, o Serviço Funerário de São Paulo afirmou que “o sepultamento de animais domésticos não está previsto dentro das atribuições da Autarquia Municipal de Serviços Funerários”. Por isso, “se faz necessário efetuar estudos técnicos, conjuntamente com a Prefeitura Municipal, quanto às questões legais, os impactos ambientais, financeiros e de infraestrutura requeridos, de forma que a Autarquia possa se posicionar mais claramente sobre a questão em tela”.

Em maio, Roberto Tripoli justificou a iniciativa apontando a importância dos animais para as famílias. “Os animais domésticos atualmente são considerados membros das famílias humanas, principalmente os cães e gatos, com os quais as pessoas mantêm estreitos vínculos afetivos. Quando um deles vem a falecer, além do extremo sofrimento da perda, as pessoas em geral se desesperam sem saber para onde destinar o cadáver.”

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo