ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
  • Compartilhe

Texto

Direitos dos grandes primatas - dr. pedro a. ynterian

Vale a pena ver de novo: “Caras e Bocas”

15 de janeiro de 2014 às 11:40

Onde está a protagonista?

Kate (Foto: Reprodução)

Kate (Foto: Reprodução)

A Rede Globo de TV está reprisando duas novelas de Walcyr Carrasco: o CRAVO E A ROSA e CARAS E BOCAS, celebrando o êxito da última novela, AMOR À VIDA, que está chegando ao fim nos próximos dias.

Os atores e atrizes de todas as novelas da Globo são generosamente remunerados e tratados por suas participações nas mesmas. Só uma personagem não foi tratada da mesma forma: a chimpanzé fêmea Kate, que, fazendo o personagem Xico na novela CARAS E BOCAS, mora atualmente ignorada em um pequeno recinto – que foi anunciado como um Santuário no fim daquela novela – no Parque Beto Carrero World, em Santa Catarina. Por quê?

Porque simplesmente é um chimpanzé e não um ser humano, que é tratado de outra forma e que não tem direitos trabalhistas a serem respeitados. Como um chimpanzé para os zoológicos é um objeto e não uma pessoa, foi decidido não dar a ela os mesmos benefícios que os participantes da novela e seu escritor tiveram.

O Zoológico de Beto Carrero negou à Globo a entrega de Kate ao nosso Santuário em Sorocaba, onde moram sua mãe, suas irmãs e sobrinhas. Talvez pensou que a presença de Kate no Parque geraria bons dividendos em propaganda. Muito mais propaganda teria rendido para eles se tivessem entregado Kate à sua família chimpanzé, num local onde tem maior privacidade, sem ser assediada pelo público.

Ainda há tempo. O erro pode ser corrigido. Kate, na situação em que está, só dá prejuízo para o Zoológico e até para a própria Globo, que anunciou que Kate iria para um Santuário e terminou num minúsculo recinto de um Zoológico. Temos certeza que se Beto Carrero estivesse vivo, Kate já estaria com sua família desde o fim da novela.

Kate ainda é jovem. Talvez, nos próximos anos, quando os direitos dos chimpanzés forem reconhecidos, ela poderá reclamar isonomia no tratamento de seus colegas de CARAS E BOCAS, que receberam todas as compensações merecidas por seu desempenho diante das câmeras.

Kate foi a única injustiçada nesta Novela!

  • Compartilhe

  • Imprimir Imprimir
  • Comunicar Erro

Enviar para um amigo
Comunicar erro

eu apoio a anda

Ricardo Young

ricardo young

Não há como construirmos uma sociedade sustentável se não nos reconectarmos com a vida em suas mais diversas manifestaçõ

Ricardo Young
Vereador (PPS/SP), empresário e um dos fundadores do Ethos

Vereador (PPS/SP), empresário e um dos fundadores do Ethos

Gabriela Veiga

gabi

O meu apoio a ANDA é integral, de coração e alma, assim como eles são. A ANDA trata os direitos animais como eu acredito

Gabriela Veiga
Atriz

Atriz

Veja todos os depoimentos »

Facebook
Você é o repórter
Siga a ANDA: