EnglishEspañolPortuguês

Entidade protetora Suipa pode fechar as portas por causa de dívida

14 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Em 9 anos, Suipa já realizou mais de 26 mil castrações gratuitas. (Foto: Reprodução / Rede Record)
Em 9 anos, Suipa já realizou mais de 26 mil castrações gratuitas. (Foto: Reprodução / Rede Record)

A Suipa (Sociedade União Internacional Protetora dos Animais) pode fechar as portas por conta de uma dívida que chega a R$ 14 milhões. Localizada em Benfica, zona norte do Rio, a entidade que existe há 70 anos teve o títulos de entidade filantrópica e utilidade pública cassado pelo governo federal. A medida só fez com que uma dívida considerada impagável em impostos crescesse.

O título de filantropia foi concedido em 1975, mas há 20 anos a instituição perdeu a licença que, segundo a presidente Isabel Cristina Nascimento, foi cassada porque a entidade não cuidava de pessoas e sim de animais.

Atualmente, a entidade é mantida por doações. Segundo Isabel, de 1999 a 2008, a Suipa realizou mais de 26 mil castrações em animais gratuitas em todo o Estado do Rio.

“Como nós temos em torno de quase 4000 animais entre cães, gatos, cavalos e outras espécies, e teríamos que ter centenas de funcionários, mas hoje a gente só têm 150 trabalhadores de carteira assinada, exceto a diretoria, que não recebe salário. Com isso, nossa dívida mensal desde 1995 com o governo federal é de R$ 40 mil”.

No final de outubro, a direção da Suipa enviou para o gabinete do governador do Rio, Sérgio Cabral, e para a presidente Dilma um ofício pedindo o perdão da dívida. Para Isabel, além do perdão da dívida, seria importante restabelecer o título de filantropia.

“Com o título de filantropia e de utilidade pública federal, nós vamos parar de pagar impostos, e com isso, poderemos aproveitar o dinheiro dos associados para fazer mais canis”.

Caso a dívida não seja perdoada, a Suipa terá que fechar as portas e os animais serão abandonados.

Fonte: R7

Você viu?

Ir para o topo