EnglishEspañolPortuguês

ONG procura Justiça após mais de 100 mortes de animais em Ouro Fino (MG)

14 de agosto de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

Envenenamento de animais preocupa moradores em Ouro Fino (Foto: Reprodução EPTV)
Envenenamento de animais preocupa moradores em Ouro Fino (Foto: Reprodução EPTV)

Uma ONG de proteção animal de Ouro Fino (MG) deve procurar a Justiça para pedir mais rigidez na lei municipal que proíbe a venda de chumbinho, além de cobrar mais rigor nas investigações referentes às mortes de cães e gatos na cidade. Os casos registrados no município já superaram uma centena.
A advogada da ONG Alquimia, Marina de Paula Feming informou que pretende mover uma ação na Justiça. “Pretendemos entrar com um pedido de representação junto ao Ministério Público, para que algo seja feito na cidade de Ouro Fino, onde tem acontecido muitos maus-tratos contra os animais”, destacou.
Segundo o presidente da ONG Alquimia, Renato de Jesus da Silva, dezenas de denúncia tem chegado até eles. “Desde o começo do ano chegaram para gente ocorrências de que foram envenenados cerca de 10 cachorros e pelo menos 30 gatos. A maioria dos casos que os tutores dos cães e gatos relata é de envenenamento por chumbinho. O pessoal é muito inventivo nessa parte, infelizmente”, disse.
Entretanto, estes não são os únicos números e por causa disso, a ONG tem feito campanhas de conscientização pela cidade. Em locais como o bairro Jardim Ebenezer, muitos casos foram denunciados. Em uma das casas, nove animais apareceram mortos somente nesta semana.
“Foram cinco gatos e quatro cachorros, somente neste ano. Tudo recente”, disse a tutora dos animais, Maria Elisa Teodoro.
A professora Ana Maria Leal também contou que perdeu um cachorro. “O cachorro chegou perto de mim tremendo e babando. Perdi meu animal envenenado, agora, cuido para que o mesmo não aconteça com a minha cadelinha, a Yasmin. Para preservar, eu deixo ela só dentro de casa”, disse.
Envenenamento em outras cidades da região
O envenenamento de animais é crime previsto em lei ambiental e quem comete pode pegar detenção de três meses a um ano e ainda ser multado, mas isso não tem inibido a prática na região. Em Monte Sião (MG), muitos moradores aderiram campanhas nas redes sociais contra a morte de cães e gatos.
Em Cambuquira (MG), cachorros encontrados mortos também foram fotografados, assim como em Maria da Fé (MG), onde pelo menos 10 cães apareceram mortos. Já em Nazareno (MG), a Polícia Civil investiga a morte de mais de 30 cães durante um fim de semana.
Veterinária dá dicas para salvar animais envenenados
De acordo com a veterinária Andreza Campos Lima, há como salvar os animais de envenenamento. “Quando o animal está sofrendo por envenenamento, ele vai ficar andando, cambaleando, até mesmo vomitando e alguns animais podem ficar prostrados e podem ter convulsões. O ideal é que nas primeiras horas eles sejam levados ao veterinário, caso não dê, algumas farmácias vendem carvão ativado e é importante dar para eles, na boca, para impedir a absorção das substâncias tóxicas”, explicou.
Ainda segundo a veterinária, dar leite para o animal é um mito e deve ser evitado. “O leite ativa a liberação de suco gástrico do estômago e acelera a absorção das substâncias tóxicas. Se não for para dar o carvão ativado, é melhor levar ao veterinário logo nas primeiras horas. É importante não fazer a automedicação em casa”, acrescentou.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo