EnglishEspañolPortuguês

Filhotes de Cecil recebem cuidados de outro leão no Zimbábue

14 de agosto de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Facebook / African Bush Camps
Foto: Facebook / African Bush Camps

Apesar de tudo, pode haver boas notícias da saga em curso do leão Cecil.
Após o leão de 13 anos de idade ter sido notoriamente morto no mês passado – uma caça a “troféus” que as autoridades do Zimbábue consideram ilegal – havia uma especulação de que os seus filhotes poderiam correr riscos.
Mas, de acordo com guias turísticos e pesquisadores familiarizados com os leões do Parque Nacional de Hwange, os filhotes de Cecil ainda estão vivos e passam bem. A empresa African Bush Camps divulgou um vídeo no dia 5 de agosto, mais de um mês depois da morte de Cecil, mostrando os filhotes e as suas mães vagando pelo Hwange. Também foram postadas fotos no Facebook, oferecendo uma cândida visão da manada descansando:
Foto: Facebook / African Bush Camps
Foto: Facebook / African Bush Camps

Foto: Facebook / African Bush Camps
Foto: Facebook / African Bush Camps

Cecil deixou a sua manada aos cuidados de outro macho, chamado Jericho, que não é um parente sanguíneo mas costumava ser conhecido como “irmão” de Cecil. Apesar de um relatório da semana passada que informava que Jericho também havia sido morto por um caçador, autoridades da vida selvagem do Zimbábue recentemente confirmaram que Jericho “ainda está vivo e sendo monitorado por Brent Stapelkamp, do Lion Research Project”.

E Jericho não só está vivo, conforme disse Staplekamp à NBC News, como ele aparentemente se prontificou a cuidar dos filhos de Cecil.
“Segundo a forma como opera a sociedade dos leões, esses filhotes teriam formado laços com Jericho, embora não sejam seus filhotes, e ele também uniu-se a eles. Ele já havia compartilhado alimentos com eles antes, e conhece as suas mães muito bem”, afirmou Staplekamp. “Então ele irá proteger esses bebês como se fossem seus próprios filhos. Eles foram avistados no dia 4 de agosto, no parque nacional: três leoas e os sete filhotes, vivos e saudáveis”.
Resta saber quanta proteção Jericho ainda será capaz de oferecer de agora em diante mas, de acordo com a African Bush Camps, a sua presença traz “bons presságios” para a sobrevivência dos filhotes.
Essa preocupação se dá pois, conforme especialistas em comportamento de leões e a Lion Research Unit, “é incomum acontecer de leões sem parentesco formarem uma coalizão”, escreveu a companhia no Facebook.
No entanto, isso acontece, e de fato aconteceu com Cecil e Jericho, que formaram um elo profundo e cuidavam juntos de suas famílias. Enquanto Jericho permanecer vivo, os filhotes têm uma chance maior de sobrevivência, uma vez que ele se tornou membro desta manada.
Foto: Facebook / African Bush Camps
Foto: Facebook / African Bush Camps

Você viu?

Ir para o topo