EnglishEspañolPortuguês

Coelho não é brinquedo

14 de março de 2016
3 min. de leitura
A-
A+

Fonte: Imagem da internet
Fonte: Imagem da internet

Mais uma Páscoa é chegada! Muitas pessoas associam a Páscoa a fartura e bonança relacionando essas característica com a fertilidade, e um dos animais mais “férteis” é o coelho.
Levando em consideração os parâmetros de reprodução dos coelhos fica fácil de se entender a relação. A gestação da fêmea é de 30 a 32 dias, os filhotes machos após 20 dias já são maduros sexualmente podendo cruzar, sendo assim um casal de coelhos pode gerar até 70 filhotes em um ano. Haja coelho!
Na Páscoa acabamos sendo invadidos por propaganda e cartazes com coelhos, por toda a parte, e os comerciantes de animais aproveitando-se dessa exposição disponibilizam em seus pet shops muitos tipos e variedades de coelhos para que as crianças ao verem aquelas criaturas fofas induzam seus pais a comprarem por impulso esses pobres animais.
A compra por impulso de coelhos, na Páscoa (ou em qualquer época), é um erro que afeta a família e o pobre animal. Antes de adquirir um animal é preciso se levar em conta suas características, necessidades, hábitos e a disponibilidade de recursos e tempo para se cuidar dele. E SEMPRE É POSSÍVEL E MELHOR SE ADOTAR!
O coelho necessita de comida, água, limpeza, atenção e carinho. Exige gastos de dinheiro e tempo e podem viver até 9 a 10 anos, assim não é um brinquedo para se divertir na Páscoa e se guardar no armário depois; se é isso que você está procurando, compre um “Bicho de Pelúcia” para que após a Páscoa ele não tenha que ser doado ou acabe abandonado pelos parques e ruas.
Outra coisa que precisamos frisar bem é que o “Coelho” não é um brinquedo. Ele não deve ser presente para crianças pequenas e mesmo para crianças maiores deve haver uma orientação sobre seus cuidados e necessidades.
Nesta época vemos muitos coelhos, ainda filhotes, morrerem ou ficarem com sequelas graves neurológicas, devido a quedas do “colo” de crianças. Muitos animais sofrem fraturas e escoriações por serem manipulados sem cuidado ou por acabarem “pisados” ou “sentados” por adultos e crianças. E ainda podem machucar e ferir as crianças.
Assim mais uma vez lembramos, “Coelho não é brinquedo”, se você quer adquiri-los como animais de estimação, antes se informe e prepare a casa e a família. Escolha ADOTAR a comprar, existe inúmeras ONGs que recebem esses animais abandonados pelas ruas ou que vem de famílias que já não os querem mais. Você pode dar um lar a eles e receber muito carinho em troca!
Agora se você quer um bicho fofinho para exibir na Páscoa, compre um coelho de pelúcia ou eletrônico, assim quando a Pascoa passar é só guardá-lo no armário.
Onde adotar um coelho:
http://adoteumorelhudo.com/
https://www.facebook.com/AdoteUmOrelhudoSp
http://www.naturezaemforma.org.br/
http://alpalimeira.blogspot.com.br/
http://www.santuariodasfadas.org/fadas/
Autor Médico Veterinário Holístico Ricardo Capuano
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Coelho

Você viu?

Ir para o topo