EnglishEspañolPortuguês

Operação fecha canil clandestino com quase cem animais em Curitiba (PR)

13 de novembro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+
Cães eram mantidos em péssimas condições (Foto: Dulcinéia Novaes/RPCTV)
Cães eram mantidos em péssimas condições (Foto: Dulcinéia Novaes/RPCTV)

Um canil clandestino, com quase cem cachorros, foi fechado na manhã desta quarta-feira (13) no bairro Xaxim, em Curitiba. Os animais estavam em condições precárias e sofriam maus-tratos, de acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que acompanhou a ação da Prefeitura, Polícia Civil, Guarda Municipal e Rede de Proteção Animal. A invasão ao canil ocorreu após denúncias de que os animais eram criados e comercializados por uma mulher, que mora na casa.

Cachorros estavam em canil clandestino (Foto: Reprodução RPC TV)
Cachorros estavam em canil clandestino
(Foto: Reprodução /RPC TV)

Kátia Dittrich, que é protetora independente, conta que ela e outros ativistas do grupo investigaram a mulher durante dois meses até reunir provas necessárias para que a ação fosse realizada nesta quarta-feira.

“Fomos seguindo os passos dela, mas a gente não imaginava que a situação fosse tão ruim. Os animais estavam espalhados pelos cômodos da casa com falta de higiene completa, falta de água, luz, alimento. São condições de maus-tratos mesmo. Eu chorei quando entrei dentro da residência. É muito triste ver uma situação dessa”, disse Kátia.
De acordo com a ativista, os animais serão examinados por voluntários. Inclusive ela pede para que as pessoas ajudem com doações. “Vamos precisar de ração, exames, veterinários, clínicas. Queremos esse tipo de ajuda, não queremos dinheiro”, explica. Os interessados em ajudar podem entrar em contato por e-mail.

Cães vão para adoção (Foto: Reprodução RPC TV)
Cães vão para adoção (Foto: Reprodução RPC TV)

“Criminoso é também quem compra. É importante orientar as pessoas a comprarem o animal legalmente, com nota fiscal. Se as pessoas vissem essa situação, elas não iriam comprar”, afirma.

Os cachorros encontrados no canil são de várias raças, como poodle, pequinês, maltês, beagle, yorkshire e lhasa apso – sendo, na maioria, filhotes – , segundo o veterinário e diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Alexander Biondo.

Biondo explica que é essencial agir com calma em situações como essa para que não se perca o respaldo legal. “É importante juntar as provas e fazer a denúncia para, então, fazermos a ação coordenada”, diz o diretor. Denúncias podem ser feitas na Central de Atendimento da prefeitura pelo telefone 156.

Ele explica que existe uma lei municipal que proíbe a criação de animais para venda, porém, a lei usada nessa situação foi a 13.908 de 2011, conforme Biondo. “Essa lei regulamenta que, uma vez confirmados os maus-tratos, o local é interditado e os animais são colocados para adoção imediatamente”, relata o veterinário. Ainda de acordo com Biondo, a mulher deve receber uma multa por maus-tratos, além de perder os animais.

O delegado Renato Bastos Figueiroa, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, informou que a mulher vai ser levada para a delegacia para ser ouvida e vai responder por crime de maus-tratos. “Esse crime prevê pena pequena. É elaborado um Termo Circunstanciado em que ela se compromete a comparecer em juízo em data marcada para audiência de instrução. Administrativamente, ela vai ser multada pela Rede de Proteção Animal da prefeitura”, disse Figueiroa. De acordo com o delegado, os vídeos feitos mostram ela vendendo um yorkshire por R$ 1.300,00 e são provas de que ela comercializava os animais.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo