EnglishEspañolPortuguês

Espaço vegano reúne restaurante, loja e cultura em Campinas (SP)

14 de outubro de 2015
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Lalá Ruiz
Foto: Lalá Ruiz

Cabeto Rocker Pascolato era um “vegetariano meia-boca” até 2012, ano em que trabalhou no Encontro Nacional pelos Direitos Animais (Enda), evento comandado pelo nutrólogo George Guimarães, da ONG Veddas – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade. A partir daí, esse filho de gaúcho de Santa Maria, portanto, de tradição carnívora e “churrasqueira”, tornou-se um vegano convicto e militante.

“Tornado vegano, vi como é fácil não se utilizar da exploração animal e transformar antigas ‘tradições e costumes’ em novas formas de se viver”, afirma Cabeto, que fez seu nome na cultura de Campinas (SP) como vocalista do grupo O Bando e também como produtor de espetáculos e eventos dos mais diversos desde o (nem tão) longínquo século passado.

Eterno roqueiro e poeta dos bons, hoje ele comanda, ao lado da mulher, Maria Castellano, o espaço COMO? Vegan Shop, localizado no bairro do Guará, no distrito de Barão Geraldo. “Quando eu conheci a Maria, em 2003, ela era vegetariana ‘meia-boca’ também e, conforme ela foi trilhando seu caminho nos direitos animais e sustentabilidade, fomos percebendo que havia algo de muito errado com as nossas dietas ‘normais’, optando, então, juntos, pela dieta e ativismo veganos”, diz.

Inaugurado em maio de 2015, o COMO? Vegan Shop foi concebido a partir da filosofia de reaproveitamento de materiais com o objetivo o diminuir o impacto no meio ambiente. Além de vender deliciosas comidinhas sem quaisquer ingredientes de origem animal, doces e salgadas (eu já experimentei e recomendo), comercializa roupas e sapatos que não utilizam couro, lã ou seda, e produtos de higiene pessoal de marcas que não realizam testes em animais.

Foto: Lalá Ruiz
Foto: Lalá Ruiz

Além disso, como não poderia ser diferente no que tange à trajetória de Cabeto, o COMO? Vegan Shop também abre espaço para eventos culturais e gastronômicos. Já promoveu, por exemplo, uma exposição do artista plástico holandês radicado em Campinas Ger Luyten, roda de chorinho com comida (vegana, é claro) de boteco, feijoada com samba, degustação de cogumelos Shimeji, aulas de slackline e atividades voltadas para o público infantil.

Dentro da proposta de ser também um espaço educador, a loja firmou uma parceria com a Vegeteca, que disponibilizou um acervo de livros de temáticas ambiental, religiosa, filosófica e de direitos animais para serem consultados gratuitamente pelos clientes da COMO?. Outra parceria foi feita com o projeto Tela Verde, do Ministério do Meio Ambiente, e que prevê a exibição de vídeos de educação ambiental.

Sei que muita gente torce o nariz quando o assunto é comer alimentos que não contenham nada de origem animal. Mas, como já escrevi acima, as comidinhas da COMO?, preparadas pela simpática Andrea, são realmente deliciosas. E ficam melhor ainda quando acompanhadas de uma cervejinha gelada (sim, os veganos também bebem o “suco de cevada”) e da hospitalidade e do bom papo de Cabeto e Maria.

Serviço

COMO? Vegan Shop
Rua José Pugliesi Filho, 420, loja 3, Guará, Barão Geraldo, Campinas/SP
Fone: (19) 3397 0461
Facebook

Fonte: Lalá Ruiz

Você viu?

Ir para o topo