EnglishEspañolPortuguês

Veterinário recomenda atividades físicas e lista cuidados que os tutores tevem ter com cães idosos

13 de fevereiro de 2016
2 min. de leitura
A-
A+
Old Sick Dog
Divulgação

Assim como as pessoas idosas precisam de cuidados especiais, os cães ao atingirem determinada idade também necessitam de atenção diferenciada. Embora a contagem da idade do animal seja diferente da do humano, o veterinário Aldo Macellaro, afirma que atividades físicas são imprescindíveis para que o cãozinho tenha bem estar na idade avançada. Tais exercícios não podem ser feitos de qualquer maneira e precisam ter acompanhamento de um profissional. Isso é para prevenir que o cão tenha desgastes desnecessários e piore sua condição física. Mas, outros fatores também são importantes para o bem estar do cachorro nesta fase. Confira três cuidados essenciais listados pelo especialista.

Respeite as limitações do cão
Para o veterinário, este é uma das principais orientações para quem tem um cão idoso. “Eles costumam dormir muito ao longo do dia, ter sonos mais pesados e se cansar facilmente, então não force a situação” comenta ele, que também reforça a importância das caminhadas matinais. Para quem mora em apartamento, Macellaro alerta “eles têm dificuldade de controlar a bexiga, por isso, precisam sair para urinar com mais frequência, isso inclui madrugadas”.

Cuidado com a alimentação
É comum e normal aos cães velhinhos ganharem peso, já que praticam menos exercícios físicos e passam a ter o metabolismo reduzido. “Nesse caso, tome cuidado com a alimentação do cão, já que ele tem uma rotina mais sedentária e aumentam os riscos de diabetes, problemas circulatórios ou nas articulações” explica o veterinário.

Fique atento às mudanças do corpo
Unhas fraquinhas e mudanças no pelo são os primeiros sinais do envelhecimento. “Evite cortar as unhas com muita frequência, para não enfraquecê-las ainda mais” aconselha Macellaro. Suplementos vitamínicos ou alimentares podem ajudar, mas somente com a indicação do veterinário. “Isso ajuda para que o cão envelheça com saúde e qualidade de vida”, finaliza.

Você viu?

Ir para o topo