Governo da Ucrânia descumpre promessa e continua a matar cães

12 de janeiro de 2012
2 min. de leitura
A-
A+

Por Natalia Cesana (da Redação)

Foto: Reprodução/Green Me

As promessas feitas pelo governo ucraniano em relação à matança de cães abandonados devido à realização do Campeonato Europeu de Futebol no país estão se revelando uma farsa. Os animais continuam a morrer a centenas, ainda que o ministro do Meio Ambiente, Mykola Zlochevsky, tenha prometido em novembro que a matança não ocorreria. As informações são do jornal Green Me.
As cidades continuam a ser “limpas”, e a todo custo. De acordo com informações do portal greenme.it, o fotógrafo italiano Andrea Cisternino, que trabalha em Kiev, capital da Ucrânia, documentou mais uma matança, desta vez de 11 cães (assista aqui).
Na noite desta segunda-feira, dia 09, os animais foram envenenados por um homem que desceu de um furgão. Alguns cachorros morreram ali mesmo e foram levados embora rapidamente, talvez para eliminar provas. Os outros foram encontrados mortos algumas horas depois, em improvisados refúgios.
Tem sido um massacre após o outro, todos documentados por Cisternino. Na noite do dia 05 e 06 de janeiro, véspera do Natal ortodoxo, alguns “bunkers”, construídos para abrigar do frio animais resgatados por voluntários, foram incendiados. “Seis boxes estavam queimados e quatro filhotes não foram mais encontrados”, disse o fotógrafo. É muito provável que tenham morrido no interior do canil devido ao incêndio doloso.
Depois, ainda no dia 06, em Gorlovka, na extremidade oriental da Ucrânia, os voluntários encontraram um poço cheio de cães. Apesar de estarem cobertos de cimento, alguns ainda estavam vivos. Infelizmente, mesmo com a intervenção dos protetores, nenhum sobreviveu.
“Estou cansado de me deparar com todas estas mortes de criaturas inocentes sempre com os olhos abertos como se me perguntassem ‘por quê?’. Cansado de acariciar e pegar no colo animais mortos por pessoas sem coração”, desabafa Cristiano Cisternino.
Oficialmente, os massacres realizados em fornos crematórios “portáteis” não existem. Oficiosamente continuam e em nome da mais disparatada desculpa: os cães atacam as pessoas, têm raiva, são perigosos, doentes… Mas a verdade é uma só: são seres vivos que vivem à mercê de humanos sem escrúpulos que, do alto de sua arrogância, decidem quem vive e quem morre.
Por isso, os defensores dos direitos animais pedem que as pessoas não fechem os olhos e boicotem o campeonato.
Algumas petições para assinar:
http://www.thepetitionsite.com/2/tell-ukraine-to-stop-burning-animals-alive/
http://www.firmiamo.it/mattanza-cani-e-gatti-randagi-in-ucraina

Você viu?

Ir para o topo