EnglishEspañolPortuguês

Imagens comoventes mostram libertação de orangotangos em floresta

11 de julho de 2016
3 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Reprodução/ResgateInternacionaldeAnimais
Reprodução/ResgateInternacionaldeAnimais

Este é o momento comovente no qual três orangotangos ameaçados de extinção, incluindo dois órfãos resgatados, foram libertados de volta à floresta tropical de Bornéu, na Ásia.

Os animais estavam sob os cuidados de um centro de reabilitação em Bornéu antes de os socorristas decidirem levá-los para uma nova casa localizada em um vasto parque nacional, segundo o Daily Mail.

Foram necessários vários dias para transportar o macho Sabtu e as fêmeas, Butan e Marsela, por uma estrada, rio e a pé para o novo lar em Bukit Baka Bukit Raya, no coração da área de conservação de Bornéu.

Imagens mostram o momento em que os cuidadores abriram as jaulas de dois dos orangotangos e observaram enquanto eles adentravam a floresta e escalavam uma árvore.

As cenas tornam-se mais emocionantes já que o orangotango de Bornéu foi reclassificado de “Ameaçado” para “Criticamente em Perigo’ pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

Reprodução/ResgateInternacionaldeAnimais
Reprodução/ResgateInternacionaldeAnimais

Os vídeos da operação de libertação realizada pelo grupo Resgate Internacional de Animais (IAR) mostraram as diferentes etapas da viagem, desde o momento em que os animais saíram do centro de resgate em Ketapang, no dia 24 de Junho, até a soltura na natureza quatro dias depois.

Karmele Llano Sanchez, diretora do programa do IAR da Indonésia fez uma série de atualizações sobre o progresso da operação.

O orangotango macho, conhecido como Sabtu – ou Saturday – é um orangotango selvagem com cerca de 25 anos, resgatado em março deste ano de uma plantação não muito longe do centro do IAR.

Ele estava em busca de comida depois de sua casa na floresta ter sido destruída pelo fogo e os moradores locais chamaram a equipe de resgate da IAR para removê-lo.

Reprodução/ResgateInternacionaldeAnimais
Reprodução/ResgateInternacionaldeAnimais

Ao contrário de Sabtu, as fêmeas Butan e Marsela tinham apenas dois ou três anos de idade quando foram resgatadas. Elas foram arrancadas de suas mães quando ainda eram filhotes e nunca haviam aprendido as habilidades necessárias para sobreviver na floresta.

Ambas foram encontradas em áreas onde a floresta foi destruída para dar lugar a plantações em massa de óleo de palma.

Quando foi resgatada em 2011, Butan estava em uma condição chocante e corria risco de morrer de malária.
Marsela também foi encontrada sozinha em uma plantação de óleo de palma em Ketapang.

“Em seu habitat natural, os bebês orangotangos vivem com suas mães desde o nascimento até a idade de sete ou oito anos. Quando um orangotango bebê é encontrado sozinho, é quase certo que sua mãe está morta”, disse Gail Campbell-Smith, gerente de Programa da IAR Indonésia.

O percurso até o local de soltura dos animais envolveu uma viagem pela estrada durante 40 horas, um passeio de barco rio abaixo durante uma hora e, em seguida, uma caminhada de quatro horas com 12 carregadores.

Abtu foi liberado em 27 de junho e foi direto de sua caixa de transporte para o alto das árvores. Marsela e Butan foram libertadas no dia seguinte depois de uma noite de descanso.

Quando a porta foi aberta, elas também subiram em linha reta até as árvores altas e começaram a se alimentar juntas.

“Desde o início da sua reabilitação, Butan e Marsela têm exibido um comportamento bastante natural”, disse Sanchez.

“O momento em que as gaiolas foram abertas e os orangotangos correram para o meio das árvores foi a mais bela cena que eu já presenciei”, declarou Phily Kennington da equipe da IAR Indonésia.

Uma equipe de monitoramento da IAR, apoiada pela população local das aldeias próximas ao parque nacional, seguirá os orangotangos usando um dispositivo de rastreamento de rádio durante um ou mesmo dois anos.

Ela irá registrar as atividades e o comportamento dos orangotangos para assegurar sua sobrevivência a longo prazo na floresta.

Você viu?

Ir para o topo