EnglishEspañolPortuguês

Grupo atua junto a comunidades para ajudar cães necessitados no Canadá

11 de julho de 2014
6 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: OGP
Foto: OGP

O grupo “Northern Dogs Project” do International Fund for Animal Welfare (IFAW) foi idealizado como parte das campanhas para animais de companhia da organização no Canadá. Nos últimos 12 anos, membros do IFAW têm trabalhado com comunidades do norte do Canadá para gerir as suas populações de cães de um modo humano e sustentável. A questão dos cães em situação de rua é um assunto muito sério em se tratando das gélidas temperaturas da região. As informações são do One Green Planet.

Ao trabalhar com as comunidades locais, o IFAW ajuda a educar a população quanto aos seus problemas com os cães, e atua com as mesmas passo-a-passo para desenvolver as melhores soluções para os animais. O The Northern Dogs Project provê clínicas veterinárias anuais às comunidades com as quais trabalha,  esforços de divulgação, assistência na alteração de estatutos que incluam medidas para gerenciamento da população canina, e programas de realocação para cães em situação de rua.

Enquanto algumas raças de cães evoluíram para suportar o clima do norte do país, muitas raças que não são geneticamente aptas para sobrevivência em locais frios foram introduzidas na região. Quando tutores negligenciam ou abandonam os seus animais, essa é essencialmente uma sentença de morte, uma vez que eles não estão adaptados a viver na neve ou em temperaturas congelantes. Ao educar as populações locais quanto a melhores soluções, tais como a castração, e estabelecendo programas de remanejamento, o Northern Dogs Project tem conseguido reduzir significativamente o número de cães em situação de abandono nessa dura região do Canadá.

Janice Hannah, gerente do projeto, disse à OGP que “apesar de cada comunidade ser diferente, nos mais de doze anos trabalhando juntos, vimos padrões. É claro que comunidades maiores tendem a ter mais cães, e as pequenas, menos, mas a maioria tem números muito consistentes de ano para ano”.

Foto: IFAW
Foto: IFAW

O impacto das clínicas anuais promovidas pelo Northern Dog Project é incrível. Só nesse ano, 137 cães foram castrados, e mais de 300 foram vacinados. Isso tudo ocorreu durante o período de cinco dias de funcionamento da clínica em três comunidades da região. Esses números ilustram o quão vital é este projeto para fornecer o cuidado necessário para populações de cães em massa, ao mesmo tempo em que institui medidas preventivas para assegurar que essas populações não saiam do controle.

Foto: IFAW
Foto: IFAW

Hannah contou à OGP que nesse ano, como parte dos seus esforços, o Northern Dogs Project teve uma parceria pública em um trabalho de divulgação, que foi desenvolvido dentro das “First Nations”, e visitou escolas de ensino fundamental em cada comunidade. Como resultado, conseguiram que 250 cães fossem realocados em novos lares, nesse ano.

Trabalhando para desenvolver soluções sob medida para atender às necessidades específicas de cada comunidade, o projeto ajudou a salvar efetivamente centenas de cães que passavam frio, colocando-os em novos e permanentes lares. Desde que o projeto começou a operar, a equipe desenvolveu fortes conexões e afeições com as comunidades com as quais atua.

Finais felizes

Hannah contou a história de Pancake, um cão que chegou a uma das clínicas há nove anos atrás para ser castrado. Ele tornou-se uma espécie de legenda do time e toda vez que ele visita a clínica, alguém tira uma foto para mostrar a algum colega que não está lá no momento. Todos na equipe conhecem Pancake.

Enquanto alguns casos vistos nas clínicas são comuns, outros são desesperadores.

“Há muitas histórias nas clínicas. Cães chegando em carrinhos, gatos embrulhados em fronhas ou dentro de gaiolas de pássaros, ninhadas de filhotes de um dia de idade, cirurgias difíceis, carroças sendo utilizadas para carregar os cães para casa após cirurgias”, diz Hannah.

Certa vez, no ano passado, uma cachorra foi levada no fim do dia à clínica, e que estava tendo problemas para ter seus bebês. Hannah conta que, se não tivesse recebido cuidado imediato, sua situação seria desastrosa tanto para os filhotes quanto para ela. Ela relata que a cachorra foi encaminhada a uma cirurgia de emergência e cada um dos filhotes foi retirado e entregue a voluntários para que os ajudassem a respirar.

Foto: IFAW
Foto: IFAW

A cena dos trabalhadores unidos para salvar os filhotes era impressionante. “Quando você andava pela sala de cirurgia, era um punhado de mulheres com filhotes nos braços tentando fazê-los respirar”, relembra Hannah. “Primeiro um conseguiu, depois outro, até que o último estava vivo e respirando. Foi um emocionante final feliz a todos na clínica!”.

Foto: IFAW
Foto: IFAW

Influenciando uma mudança duradoura

Em mais de 10 anos trabalhando com o Northern Dogs Project, Hannah diz à OGP que a coisa mais importante que ela aprendeu com a sua experiência é que “tudo tem a ver com relacionamento – sermos abertos, compassivos e interessados no outro.  Nós somos bem sucedidos na medida em que reconhecemos nossas próprias limitações e aprendemos com elas, e procuramos desfrutar não só dos cães mas também da companhia das pessoas com quem trabalhamos”.

Nem toda comunidade no norte do Canadá vê a tutela de cães da mesma forma que muitas pessoas tradicionalmente pensam essa relação. Hannah explica que muitos cães vivem soltos, mas isso não significa que eles não tenham tutores, e sim que eles não são “contidos”. Da mesma forma que um gato que vive livre, esses cães vagam nas ruas com outros cães, no entanto eles sabem onde é sua casa e podem ser vistos seguindo seus tutores.

Hannah explica que aprendeu que nós não temos todos os mesmos valores, e que temos sempre algo a aprender com os outros. “Eu também aprendi o quanto amo esses cães porque eles foram capazes de ser cães no melhor sentido da palavra. Eles são extremamente incríveis!”.

Por outro lado, ela diz que o lado negativo dessa liberdade reside no controle populacional e nas doenças, e que a certificação de que todos sejam castrados e vacinados permite que tal sistema aberto de tutela possa continuar de modo mais  sustentável.

Segundo Hannah, “questões caninas são parte e parcela dos problemas e desafios das comunidades”. Ao continuar o Northern Dog Project, eles esperam construir “uma abordagem integral para uma questão integrada”.

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.

Você viu?

Ir para o topo