EnglishEspañolPortuguês

Cavalos em recuperação poderão ser adotados em Novo Hamburgo (RS)

11 de julho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Quem vai até o Parque Henrique Luiz Roessler, ou Parcão, em Novo Hamburgo (RS), pode não imaginar que muitos cavalos que pastam por lá chegaram ao local em mau estado. Há registro de casos de animais que se encontravam doentes, magros, ou que foram recolhidos após denúncias relatando maus-tratos.

Cavalos para adoção

Atualmente há o registro de três casos de equinos que se encontram em fase de recuperação e em breve estarão liberados para serem adotados. Entre janeiro a maio deste ano foram recolhidos 11 cavalos e outros oito recebem atendimento em casa apenas no mês de abril.

“Aqui o tratamento vai além dos machucados ou das doenças. A gente vê muitos episódios de mudanças de comportamento. Muitos animais chegam aqui arredios ou com medo, por causa dos maus-tratos que sofreram, mas aqui eles são bem tratados e acabam ficando muito dóceis”, afirma o administrador do Parcão, Udo Sarlet.

Interessados em adotar um desses animais devem contatar o Parcão pelo telefone 3524-0356 e entrar em uma lista de espera. “É importante destacar que esses animais já sofreram muito e não podem mais ser usados para o trabalho, por isso, eles são adotados por pessoas que, além de ter um espaço suficientemente grande para mantê-los, tenham a intenção de fazer um bem, cuidando desses animais”, explica o diretor de Proteção Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente – SEMAM, Volnei Campagnoni.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Serviço de resgate de equinos

Além de realizar o resgate dos cavalos abandonados ou acidentados, os animais doentes que são levados até o Parcão pelos seus tutores também recebem atendimento. Os carroceiros estão entre os principais beneficiados, porém, é preciso que seja comprovada a baixa renda. Interessados em solicitar o serviço devem entrar em contato com a SEMAM pelo telefone 156, em horário comercial, ou pelo telefone 9645-7266 (plantão), nas quintas e sextas-feiras das 19h às 23h30min, aos sábados das 9h às 23h30min e aos domingos das 12h às 23h30min.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Denúncia

Se alguém presenciar algum caso de maus-tratos a animais, deve denunciar para a SEMAM, para a GM, ou para a Brigada Militar – BM. A penalidade para quem for flagrado ferindo qualquer animal é de três meses a um ano de detenção e multa de R$ 500,00 à três mil reais.

Fonte: Novo Hamburgo

Você viu?

Ir para o topo