EnglishEspañolPortuguês

No Ceará, animais estão sendo mortos com língua e olhos arrancados

10 de novembro de 2010
3 min. de leitura
A-
A+
Agricultor Fábio Silva mostra alto da pedra no Distrito do Baracho, onde os caprinos foram achados sem olhos (Foto: Wilson Gomes)

Tudo que parecia apenas um desaparecimento de animais, quando descoberto trouxe medo e preocupação para os moradores da localidade de Desterro, situado no Distrito do Baracho, neste Município. Uma cabra e um bode foram encontrados mortos com a língua e os olhos arrancados, na manhã do dia 21 de outubro, pelo agricultor Fábio da Silva de Souza, que saiu à procura dos animais a pedido do pequeno produtor João Batista Cruz.

A forma como os animais foram encontrados e a distância entre um e o outro, chamou mais ainda a atenção. “O bode foi o primeiro animal que encontrei, estava em cima de uma grande pedra. Era como se alguém o tivesse levado para lá. Estava com os olhos arrancados e a língua cortada”, contou Fábio da Silva.

Para o tutor dos animais, a morte dos caprinos teria sido comum se os bichos tivessem invadido algum roçado e alguém, por vingança, mutilado os dois. Mas, devido à estiagem e à seca que predomina nessa época do ano na região, a hipótese é improvável, já que não há muita opção de alimentos em propriedades vizinhas.

“Você pode andar por toda esta região que não vai encontrar roçado algum. E os bichos estavam num descampado, dentro da mata seca”, disse o aposentado Gerardo da Cruz Souza, responsável em cuidar dos caprinos na propriedade.

Ele contou ainda que todos os dias, antes do entardecer, o bode e a cabra mortos costumavam passar pelo terraço do casarão e depois de comer alguns grãos de milho seguia para o curral onde pernoitavam.

“Na quarta-feira, dia 20, eu não os vi eles por aqui e, quando acordei, notei que eles também não dormiram no curral. Daí veio a preocupação de procurá-los”, contou Gerardo Cruz.

Como forma de recordação e de encontrar uma resposta para a morte dos animais, a agricultora Celeste Felix da Silva guarda o par de chifres do bode. “Tenho a certeza de que não foi ataque de outro animal. Se foi algum morador daqui, isso precisa ser investigado”, disse Celeste Felix.

Ufologia

A notícia da morte desses animais na Serra do Rosário, no Baracho, se junta a outro caso acontecido na Zona Norte, na cidade de Cruz, onde parte de um rebanho, que tinha cerca de 25 animais, foi encontrada com os olhos arrancados.

O caso do Município de Cruz está sob a investigação, mas não por veterinários, e sim pelo Centro Sobralense de Pesquisa Ufológica (CSPU).

Enquanto isso, a população dessa localidade, em Sobral, vive assustada e temerosa com relatos de que durante a noite são vistas luzes também na Serra do Rosário. “É como se fosse uma bola de fogo em movimento no céu, que de repente se apaga e surge noutro lugar”, descreve Fábio Silva.

Por conta desse fenômeno, é difícil encontrar quem se arrisque a sair de casa sozinho à noite. “Domingo eu retornava para casa de um jogo de futebol e minha camisa caiu na estrada. Como já estava anoitecendo não tive coragem de parar para pegar a camisa. Fiquei com medo de chegar em casa depois do entardecer”, finalizou Silva.

Em Cruz, os agropecuaristas foram pegos de surpresa com animais dentro de suas propriedades com os olhos arrancados. Segundo relatos dos moradores, um dos criadores chegou a encontrar, de uma só vez, 15 animais atacados, alguns já mortos e outros agonizando, todos com os olhos arrancados. Os primeiros relatos da ocorrência desse fenômeno foram registrados na zona rural de Jenipapeiro, Correguinho e Espinho.

De acordo com o professor e radialista Cleyton Albuquerque, que chegou a ver um desses animais atacados, a cena chama bastante atenção. Por toda cidade, há pessoas contando histórias, curiosas com o fato.

Fonte: Diário do Nordeste

Você viu?

Ir para o topo