EnglishEspañolPortuguês

Controle, segurança e cuidado com a cachorrada em Cachoeirinha (RS)

10 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Prefeitura de Cachoeirinha/Divulgação
Foto: Prefeitura de Cachoeirinha/Divulgação

Cachoeirinha já está colocando em prática uma ação para o bem-estar dos cães da cidade que, ao mesmo tempo, permite um maior controle sobre a população animal local. Uma parceria da ONG Onda com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), garante, além da castração, a implantação de chips nos cachorros com informações sobre o animal.

Quem é o tutor, qual a raça, a idade, o histórico de vacinações, o estado de saúde, entre outros dados, ficarão armazenados neste chip e poderão ser consultados em caso de perda ou abandono do animal. O dispositivo é do tamanho de um grão de arroz e implantado sob a pele do animal, de forma indolor, por um veterinário na clínica da ONG.

“Como o animal já estará anestesiado para fazer a castração, achamos por bem aproveitar o momento para colocar o chip”, explica a presidente da Onda, Karen Scheid.

Castração e chipagem são serviços gratuitos

O serviço é gratuito e disponível a todos os cidadãos da cidade que tenham cães, além dos cachorros recolhidos das ruas pela ONG e colocados para adoção. Nesta primeira etapa do projeto, os bairros mais carentes de Cachoeirinha serão os primeiros a ter seus animais cadastrados e chipados, uma vez que, lá, existe maior número de cães por residência. Em seguida, o serviço irá contemplar todos os bairros da cidade. A estimativa é de que cem animais sejam castrados e chipados por mês.

O processo funciona da seguinte maneira: uma equipe da SSMA vai até o bairro e realiza, previamente, um cadastro para que, após, os cães sejam recolhidos, levados até a Onda e, lá, sejam castrados e chipados. Os cães permanecem em observação na clínica por um dia e, depois, são devolvidos aos seus tutores.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Medeiros, o principal foco dessa ação é a posse responsável.

Abandono de cães deve diminuir

Segundo ele, com o animal chipado, o número de abandonos e de maus-tratos deverá sofrer uma redução significativa, uma vez que o tutor encontrado ou denunciado responderá judicialmente pelo fato. No caso de cães comunitários, o procedimento é o mesmo, pois sempre há alguém na rua ou no bairro que acolhe e cuida do cão.

“Muitos cães na cidade têm casinha na rua, comida e água. Da mesma forma, terão o chip para que não migrem a outro bairro”, explica Fernando.

Fonte: Clic RBS

Você viu?

Ir para o topo