EnglishEspañolPortuguês

Veja 10 motivos pelos quais mães e filhotes não devem ser separados

10 de maio de 2015
5 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Care2
Foto: Care2

O rompimento das famílias animais é a base sobre a qual a pecuária é construída. Inseminadas ano após ano só para terem os seus bebês repetidamente tomados delas para o ganho humano, o mundo interior das mães de animais criados para consumo humano é muito mais sinistro do que os cartazes de vacas felizes e cordeiros saltitantes tentam nos levar a crer.
Desde os bezerros que são separados de suas mães para que o leite possa ser enviado para consumo humano, até os cordeiros que são tomados para que seus corpos minúsculos sejam comidos, se as pessoas realmente entendessem a dor e sofrimento gerado por esse processo, provavelmente pensariam duas vezes antes de escolher fazer parte dele.
Independentemente da espécie, o vínculo entre mães e filhos é sagrado, e não importa que razões são dadas para justificar um ato tão insensível que é a quebra arbitrária desse vínculo pelo ser humano.
A Care2 preparou uma matéria listando alguns motivos pelos quais mães e filhotes não devem ser separados:
1. Os laços entre mães e filhos começam antes deles nascerem
Foto: Daveybot
Foto: Daveybot

Os bebês reconhecem a voz das mães ainda no ventre, provando que o processo de ligação entre mães e filhos se inicia desde a gestação.
2. O corpo da mãe se prepara para o seu filho
Foto: Texas A&M AgriLife
Foto: Texas A&M AgriLife

Quando uma mãe dá à luz, ela produz leite para alimentar o seu bebê. Quando o bebê é levado para longe dela, ela é ordenhada por uma máquina ao invés disso, um processo que não só causa dor, inflamação e muitas vezes infecções, mas também tem efeitos sobre o corpo dela.
3. Os bebês devem ser cuidados por suas mães
Foto: DonkeyHotey
Foto: DonkeyHotey

A natureza planejou tudo com perfeição, e é por isso que só uma mãe é capaz de dar ao seu bebê o melhor começo de vida através dos nutrientes certos, vitaminas e anticorpos vitais durante as primeiras semanas ou meses de vida.
4. Mães proporcionam conforto e segurança
Foto: bobbotron 1
Foto: bobbotron 1

Sem o conforto de ouvir os sons de sua mãe, sentir o seu cheiro e seu tato, os recém-nascidos sentem-se com medo, sozinhos e desprotegidos. Em algumas práticas da indústria, como na indústria de carne de vitela, deixa-se os bebês recém-nascidos em celas solitárias onde passam a totalidade de suas curtas vidas, até que sejam enviados para a morte ainda filhotes.
5. Mães entram em pânico quando perdem os seus filhos de vista por um minuto
Foto: vtengr4047
Foto: vtengr4047

Durante as primeiras semanas e meses de vida, mães e bebês ficam extremamente angustiados sempre que estão separados, mesmo que apenas por um minuto. Segundo a reportagem, em um santuário isso foi visto em primeira mão quando um cordeiro se perdeu ao virar da esquina da casa; a mãe e o seu filhote começaram a chamar um ao outro freneticamente, correndo em pânico até se reencontrarem.
6. As mães ensinam lições essenciais de vida aos seus bebês
Foto: quimby
Foto: quimby

Habilidades sociais, sinais de perigo e práticas de alimentação fazem parte do processo de aprendizagem para os jovens, e quando eles não são influenciados por suas mães durante o desenvolvimento dessas habilidades, podem perder lições de vida vitais.
7. Os bebês que ficam com as suas mães são mais saudáveis
Foto: Care2
Foto: Care2

Os bebês que crescem com as suas mães estão sempre saudáveis. Eles têm um melhor desenvolvimento, maiores habilidades e melhores relações sociais com outros animais.
8. Substitutos do leite materno são ineficazes e perigosos
Foto: Care2
Foto: Care2

Bebês que são tomados de suas mães e são alimentados com fórmulas para substituir o leite muitas vezes sofrem de náuseas, diarreia, e terão um sistema imunitário deficiente. Não é incomum os sintomas de doenças e a diarreia levarem bebês à morte, uma vez que eles são extremamente vulneráveis e não estão recebendo o leite natural de que os seus corpos precisam para prosperar.
9. A separação causa um sofrimento inimaginável
Foto: Care2
Foto: Care2

Da mesma forma que as mães humanas vinculam-se firmemente aos seus filhos recém-nascidos, assim também acontece com os animais não humanos. A quebra desse vínculo provoca dor inimaginável para a mãe e o bebê. Eles tornam-se instantaneamente angustiados quando já não podem ver um ao outro, e este sentimento intenso e desesperado piora com o passar do tempo. Muitos fazendeiros admitem ouvir ovelhas e vacas mugindo por seus bebês roubados durante dias.
10. Muitas mães animais sofrem imenso desgaste emocional ano após ano
Foto: muffinman71xx
Foto: muffinman71xx

O sofrimento “de curto prazo” causado pela separação da mãe e do bebê é ruim o suficiente, mas para as pobres fêmeas presas dentro da indústria alimentar e da pecuária, essa ação intolerável acontece ano após ano, trazendo danos emocionais e depressão em muitos animais mais velhos.

Você viu?

Ir para o topo