EnglishEspañolPortuguês

CCZ promove campanha de vacinação antirrábica no Pará

10 de maio de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) realiza a vacinação de cães e gatos contra a raiva, gratuitamente, nos meses de maio e junho, em diversos bairros de Belém (PA). O objetivo é aumentar o número de animais vacinados e promover a vacinação anti-rábica para aqueles que não conseguiram se vacinar durante a campanha do ano passado. A intensificação da campanha teve início, neste sábado (09), em cinco bairros: Icoaraci, Outeiro, Maguari, Satélite e Tapanã.
A meta é vacinar 50 mil cães e gatos durante toda a intensificação, que ocorrerá durante cinco sábados de maio e junho em diversos bairros da capital paraense. Podem ser vacinados animais que tenham a partir de um mês de idade. Em 2008, por exemplo, durante a campanha nacional, apenas 85% da meta de vacinação estipulada foi atingida, o que corresponde a 165.526 animais.
Segundo o médico veterinário do CCZ, Roberto Brito, a raiva é uma doença 100% letal. Porém, graças as campanhas de vacinação já não há casos da doença em Belém há aproximadamente oito anos. “Grande parte da população já se responsabiliza pela vacinação de seus animais e tem consciência da importância deste ato, que previne uma doença altamente letal, transmitida por cães e gatos contaminados”, afirma Roberto.
Transmitida ao homem e animais pela saliva de mamíferos infectados, a raiva é uma doença altamente letal. Realizada anualmente, a Campanha Nacional de Vacinação Anti-rábica, muitas vezes não consegue chegar a todos os animais, por diversos fatores. Alguns não tem idade, outros estão doentes ou até mesmo por descuido dos donos. Nas grandes cidades os vetores de transmissão da doença são cães e gatos.
O servente Manoel Gomes leva os seus dois cães em todas as campanhas de vacinação divulgadas e têm consciência da importância da prevenção desta doença a seus animais. “É essencial levar os animais para vacinar, não custa nada e ainda protege os bichos e os homens dessa grave doença”, afirma.
Outros dias da vacinação e respectivos bairros:
16/05/09 – Pratinha, Bengui, Cabanagem, Marambaia, Águas Lindas.
23/05/09 – Telégrafo, Sacramenta, Vila da Barca, Curió, Cotijuba.
30/05/09 – Pedreira, Marco, Fátima, Cremação, Condor.
06/06/09 – Guamá, Jurunas, Terras Firme, Providência, Mosqueiro.
Fonte: Diário do Pará

Você viu?

Ir para o topo