EnglishEspañolPortuguês

Governo da Flórida volta a aprovar caça a ursos negros após 20 anos

9 de setembro de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Counter Punch
Foto: Counter Punch

A Comissão de Preservação de Vida Selvagem e Marinha da Flórida (FWC), declarou na última quinta-feira que aprovou a caça de mais de 320 ursos negros em Outubro, marcando a primeira vez em mais de duas décadas que esses animais serão caçados sob a determinação do estado. As informações são do Fox News.

Ambientalistas e grupos ativistas de direitos animais se opõem à caça planejada, que a FWC apoia ao afirmar que os ursos negros tornaram-se um incômodo em muitas áreas, atacando pessoas e animais domésticos, e procurando alimento em torno de residências.

A FWC disse que a caça será permitida por no mínimo dois dias, e que as autoridades avaliarão os resultados no terceiro dia, antes de decidirem se a caçada se encerrará ou se continuará até completar uma semana.

Estima-se que haja aproximadamente 3.100 ursos negros vivendo na Flórida, com parte deles em áreas onde antes não havia a sua presença no passado.

Cerca de 1.900 pessoas obtiveram licenças da FWC, aumentando preocupações entre ambientalistas de que a caça sairá de controle assim que começar.

Foto: Jackson Ville
Foto: Jackson Ville

A licença, que permite a cada cidadão matar apenas um urso, tem o custo de 100 dólares para residentes da Flórida, e 300 dólares para não residentes.

A caça será permitida em terras estaduais do leste de Panhandle, e em partes do centro e no norte do estado, e nos condados de Broward, Collier, Hendry, Lee, Miami-Dade, Monroe e Palm Beach.

Alega-se que a matança irá estabilizar a população de ursos da Flórida, que quase foi dizimada no século 20 e em seguida recuperou-se de aproximadamente 300 animais em 1974 para os estimados 3.100 atualmente, tendo sido uma história de preservação bem sucedida, segundo a FWC.

O aumento desta população e as crescentes reclamações desde 2013 devido a ataques contra pessoas levaram as autoridades a organizar a caça.

Grupos conservacionistas e organizações de direitos animais criticaram a determinação, mas não conseguiram fazer com que fosse mantida a proibição de 1994 sobre a caça de ursos no estado.

Foto: Northescambia
Foto: Northescambia

Você viu?

Ir para o topo