EnglishEspañolPortuguês

Animais confinados, sem passeios ou interação, podem se estressar

9 de setembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Cuidar de animais em pequenos espaços, como apartamentos, exige alguns cuidados. Sair para passear e tomar sol com o bichinho, assim como manter um relacionamento afetivo diário são algumas das alternativas para não deixar o animal estressado, de acordo com o médico veterinário Alessandro Galhardo.

“Hoje em dia, as pessoas têm mais consciência das necessidades dos animais que cuidam e mesmo com a correria do dia a dia conseguem arrumar um tempo para eles”, acredita o médico, que já chegou a medicar animais estressados por viverem em confinamento. “Tomaram fluoxetina e cetralina, para amenizar o estresse, e vitaminas para compensar a falta de ar livre”, relata.

Segundo o veterinário, outro problema dos animais que vivem em pouco espaço é a falta de sol. “Atendo muitos animais com problemas de fungos e dermatites na pele, por falta de sair para passear”, conta.

Galhardo lembra que nem todo apartamento tem uma varanda, sacada ou mesmo uma janela grande para que o sol possa entrar. “O resultado são problemas sérios de pele e também de visão, por falta de vitaminas que são sintetizadas pela luz solar”, afirma.

Carinho e comunicação

Ele também frisa que não basta adotar um animal, levá-lo para casa e não dar carinho. “Ele também pode ficar estressado com a falta de afeto e comunicação. “Hoje em dia todo o mundo trabalha, estuda fora, chega em casa cansado e não tem tempo para dedicar ao animal. Trocar o passeio com o bicho pelo computador, não pode”, adverte.

Fonte: A Cidade

Você viu?

Ir para o topo