EnglishEspañolPortuguês

Rede fez 3,4 mil aplicações de chips e 2,4 mil castrações de cães este ano

10 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Mais de 3.400 cães receberam microchips em Curitiba nos primeiros seis meses deste ano, gratuitamente, graças a ações promovidas pela Rede de Proteção Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Nesse período também foram realizadas 2.484 castrações e 133 adoções. As castrações foram agendadas após microchipagem, vacinação e exames clínicos feitos por médicos veterinários da Prefeitura e do Programa de Residência em Medicina Veterinária da UFPR em 46 mutirões realizados em diversas regiões da cidade.

A implantação de microchips visa facilitar a recuperação do animal em caso de fuga ou furto. Aplicado no dorso do animal, o microchip contém informações sobre a saúde do cachorro e dados do responsável. O processo é rápido, indolor e gratuito.

Cães de terminais

Os animais que vivem nos terminais de ônibus da cidade também vêm recebendo tratamento. Atualmente, 28 cães que vivem em 13 terminais da cidade são monitorados constantemente por veterinários da Rede.

Os animais tiveram sangue coletado para exames laboratoriais e receberam medicamentos para controle de pulgas e de endoparasitas, além de coleiras com identificação. A meta é incluir no projeto todos os cães que moram nos 22 terminais de ônibus da cidade, geralmente alimentados e mantidos por funcionários e usuários dos equipamentos ou pela comunidade local.

Em 2013, quando o projeto teve início, 43 cães abandonados que viviam nos terminais de ônibus foram identificados com microchips, castrados e vacinados. Destes, 15 foram adotados. ”Após o tratamento, chipagem e castração, aumentam as chances de aparecerem interessados em adotar esses animais, que são adultos e normalmente de difícil adoção”, explica o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Alexander Biondo.

A iniciativa faz parte do projeto Cães Comunitários, da Prefeitura de Curitiba. Com recursos de R$ 200 mil, aprovados pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, o projeto Cães Comunitários tem caráter de pesquisa e é uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O abandono de animais é crime em Curitiba (Lei Municipal Contra Maus Tratos nº13.908/2011), no Paraná (Código Estadual de Proteção aos Animais, Lei Estadual no14.037/2003) e no Brasil (Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/2008).

Fonte: Bem Paraná

Você viu?

Ir para o topo