EnglishEspañolPortuguês

Protetor está sendo despejado com seus 300 animais no Rio de Janeiro (RJ)

8 de junho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Joelson

O protetor e ativista Joelson Avelino Torres, que já foi até homenageado pela câmara do Rio de Janeiro, está sendo despejado junto de seus mais de 300 animais, vítimas de maus-tratos, cegos e idosos, resgatados e reabilitados por ele.

A Sepda (Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais) não deixa os ativistas entrarem no local e os animais estão sendo retirados sem registro e encaminhados para o CCZ e não para a Fazenda Modelo conforme haviam informado.

Joelson foi a pessoa responsável pelo resgate de uma égua que agonizava abandonada no Rio de Janeiro. Caso noticiado pela ANDA em fevereiro de 2013. O animal sofria sem ajuda. Instituições e o próprio CCZ do Rio de Janeiro foram contatados, mas negaram resgate na época.

Segue abaixo um resumo de uma reunião do dia 2 de junho, redigida por Reynaldo Velloso da CPDA/OAB em apoio ao abrigo de Joelson – segundo informações da Rede Bichos:

1- Participaram também da reunião, com a gerência Jurídica, o veterinário da Sepda e a representante da Ong Paraíso dos Focinhos;

2 – O caso é de reintegração de posse, o que obrigou o protetor a deixar o local;

3 – A empresa se prontificou em resolver a situação e criar facilitadores para a questão;

4 – Nova reunião foi marcada para a próxima sexta-feira, dia 6, aguardando até lá uma posição da Sepda em relação à proteção e abrigo dos animais. O prazo foi solicitado pela Sepda que, muito gentilmente, se propôs a ajudar;

5 – A partir de amanhã (03), os animais serão realocados de ambiente e as dependências serão higienizadas, com acompanhamento de profissionais da Sepda;

6 – Uma equipe fornecida pela empresa fará um grande mutirão de limpeza no local, que está em condições deploráveis;

7 – Segundo o veterinário, 60 animais passaram por exames e todos estão com problemas de saúde;

8 – Os animais doentes, com infecção, serão tratados por um veterinário contratado pela empresa, supervisionado por veterinários da Sepda;

9 – A empresa já dispõe de grande quantidade de ração;

10 – A empresa se comprometeu a adquirir seringas e remédios recomendados pelos veterinários, caso a Sepda não possa fornecer.

11 – Será discutida também a possibilidade da aquisição de um terreno para abrigar os animais.

12 – Os animais não poderão sair do local sem um controle médico-veterinário completo, pois acredita-se que todos estejam com problemas de saúde.

13- Garantia de toda a dignidade e respeito ao Joelson, que realiza um trabalho de amor.

Entre em contato com a Sepda (Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais) e com a Prefeitura do Rio de Janeiro para garantir que os animais e Joelson tenham um destino digno:

Ouvidoria

Facebook Sepda

Você viu?

Ir para o topo