EnglishEspañolPortuguês

Transporte de animais domésticos em ônibus aguarda sanção em Florianópolis (SC)

8 de maio de 2016
1 min. de leitura
A-
A+
Divulgação
Divulgação

A próxima semana será decisiva para os defensores de cães e gatos de Florianópolis. Eles aguardam pela sanção do prefeito Cesar Souza Junior ao projeto de lei que assegura o direito de transporte dos animais de pequeno porte nas linhas municipais regulares e o prazo para aprovação encerra na próxima quinta-feira, 12.

A proposta tramita há três anos e tem o apoio do Consórcio Fênix, que administra a operação do transporte coletivo na cidade.

A iniciativa foi aprovada na sessão da Câmara Municipal que ocorreu no dia 6 de abril e ganhou forte apelo popular desde então. Agora cabe ao prefeito se posicionar, sancionando na íntegra, em partes ou ainda vetando integralmente o projeto 1.269/2013.

De acordo com o projeto, de autoria do vereador Tiago Silva (PMDB), são considerados animais domésticos os cães e gatos de até dez quilos. O transporte fica limitado a dois animais por viagem, que deverão estar caixas de transportes apropriadas durante a permanência no veículo e com condições de proteção e conforto.

Na avaliação de Rodolfo Guidi, coordenador técnico do Consórcio Fênix, a medida é positiva e facilmente aplicável. “Já efetuamos testes nos veículos do transporte coletivo e não será necessária nenhuma alteração nos ônibus”, analisa.

Ainda de acordo com Guidi, “a caixa transportadora padrão pode ser acomodada sobre todos os assentos, sempre junto aos pés do passageiro, pois se colocada sobre o banco há sérios riscos de perder o equilíbrio e cair no corredor”, finaliza.

Fonte: De olho na ilha

Você viu?

Ir para o topo