EnglishEspañolPortuguês

Associação processa jovens que atiraram em gato em Portugal

9 de maio de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divugação
Foto: Divugação

Na sequência do vídeo que começou a rodar nas redes sociais essa semana, onde dois jovens se filmaram a dar tiros de pressão-de-ar em gatos, a Associação AMOVER garantiu que vai “apresentar queixa” contra os autores dos atos de violência. Mafalda Campos, fundadora da AMOVER, lamenta que estes casos sejam “representativos da realidade portuguesa”. A jurista garante que, no que toca à defesa dos animais, “Portugal está 150 anos atrás de países desenvolvidos”, como a Alemanha ou Inglaterra, e que precisa de uma legislação mais forte que iniba os infratores.
“Os jovens já não são propriamente miúdos e se a melhor coisa que têm para fazer é atirar em gatos, alguma coisa está errada. É preocupante”, lamenta a responsável da AMOVER. Lei demasiado branda. No ano passado foi aprovado na Assembleia da República um decreto-lei que prevê penas de cadeia até três anos para quem for considerado culpado de maus-tratos a animais. No entanto, para a AMOVER “não chega”. “Não podemos ter uma lei que não atua e que pune levemente quem prevarica”. Mafalda acredita que “a sensibilização tem que partir de casa” mas reitera que “as escolas têm um papel fundamental na mudança das mentalidades dos jovens portugueses”. “O animal perante a lei é uma ‘coisa’ e um animal não pode ser tratado como um objeto. Enquanto forem objetos é difícil mudar a realidade do País”, conclui a jurista.
*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.
Fonte: Correio da Manhã
 

Você viu?

Ir para o topo