ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
  • Compartilhe

Texto

Animais Silvestres

Onça Pintada é fotografada em lugar incomum no estado de Goiás

08 de janeiro de 2016 às 20:00

Onça em Goiás

Divulgação

A onça pintada está ameaçada de extinção, mas uma notícia considerada positiva por ambientalistas foi divulgada nesta quarta-feira (6). Um animal dessa espécie foi fotografado na Serra do Tombador, em área de cerrado no estado de Goiás, que fica a 600 quilômetros de Goiânia. Segundo especialistas, a presença desse felino em um habitat representa que o ecossistema está equilibrado.

“A espécie é predador de topo de cadeia alimentar e sua presença em um ambiente quase sempre indica que o ecossistema está equilibrado, já que esses animais são bastante sensíveis às alterações do ambiente, porque dependem de que toda cadeia alimentar esteja funcionando bem para que possam ter sucesso na sobrevivência e reprodução”, explicou Marion Leticia Bartolamei, coordenadora de áreas protegidas da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

A instituição é a responsável por administrar a Reserva Natural Serra do Tombador, onde a onça-pintada foi fotografada. A reserva está em área de cerrado e é considerada um dos biomas mais ameaçados do país. O outro é a Mata Atlântica.

A Onça Pintada

De acordo com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, a estimativa é que a onça pintada ocupe hoje um território de cerca de 50 quilômetros quadrados. O peso desses animais varia entre 56 e 92 quilos e há registro de onças de até 158 kg. Elas são o terceiro maior felino do mundo e se alimentar de veados, capivaras, antas, porcos-do-mato e tamanduás, principalmente.

Em Mato Grosso do Sul

A onça pintada é um dos símbolos do Pantanal e pode ser avistada até em áreas urbanas de Corumbá e Ladário, 444 e 435 quilômetros, respectivamente, de Campo Grande. Mas em outubro de 2015, um grupo de quatro animais foi fotografado em Aquidauana, a menos de 200 quilômetros da Capital. As onças pintadas estavam em uma região pertencente à fazenda São José.

Fonte: Correio do Estado

  • Compartilhe

  • Imprimir Imprimir
  • Comunicar Erro

Enviar para um amigo
Comunicar erro

eu apoio a anda

Anderson Furlan

anderson furlan

Durante muito tempo estive preso em uma armadilha montada por séculos de tradição aristotélica e impulsionada pelos desv

Anderson Furlan
Juiz Federal, Mestre e Doutorando, Professor de Direito Ambiental

Juiz Federal, Mestre e Doutorando, Professor de Direito Ambiental

Patricia Marx

patricia2

Sinto-me uma pessoa muito afortunada por ter encontrado pessoas tão bondosas neste mundo. Encontro-me hoje no lugar cert

Patricia Marx
Cantora

Cantora

Veja todos os depoimentos »

Facebook
Você é o repórter
Siga a ANDA: