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Alunos confeccionam casas para cães abandonados com caixas de leite

8 de setembro de 2016
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Bob, que é mascote da escola, já aprovou as casinhas de caixas de leite (Fábio Dutra)
Bob, que é mascote da escola, já aprovou as casinhas de caixas de leite (Fábio Dutra)

Anualmente, e há muitos anos, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Wanda Rocha Martins realiza a Gincana de Matemática. Durante a ação, várias atividades são propostas. Este ano, além de arrecadar alimentos, itens para kits de primeiros socorros, participar de ações culturais, atividades esportivas, prova e produção de bolos, os alunos tiveram uma ideia diferente. Com a apresentação da ideia pela aluna Daniele Lobo Caetano, de 16 anos, do 8º ano, e com a aceitação da professora Noeli Avila, uma nova atividade foi realizada: confecção de casinhas para cães abandonados com caixas de leite.

De acordo com Daniele Lobo Caetano, a ideia surgiu depois que viu uma foto de uma casinha confeccionada com caixas de leite. “Eu já tinha visto e estava pedindo para as minhas amigas juntarem as caixas de leite porque eu queria fazer. Então, decidi levar o projeto para a professora. Sempre gostei muito de animais e a minha irmã também. Sempre que podemos damos ração e ajudamos os animais que vivem na rua”, conta.

A aluna salienta que, junto com outras colegas, como a também aluna do 8º ano da EMEF Wanda Martins, Ticiane Melo, de 17 anos, pretende dar continuidade no projeto. “Nós conseguimos todas as caixas de leite na escola, mas eu pretendo seguir fazendo as casas para beneficiar outros animais. Vamos tentar conseguir fita adesiva e caixas de leite”, destaca.

Conforme a professora de matemática, Noeli Ávila, a aluna chegou em sala de aula contando sobre o projeto das casinhas. Ela observa que através da confecção, enxergou a oportunidade de, além de cuidar dos animais e meio ambiente, trabalhar a geometria de forma mais descontraída.

“Em cada casinha foram utilizadas de 130 a 140 caixas de leite. Ali tivemos todos os ângulos, área, volume, perímetro, etc. Qualquer construção é mais fácil para ensinar a matemática e foi mais fácil estimular os alunos com uma aula prática. A montagem das casinhas funcionou que nem funciona numa construção. Começamos fazendo o alicerce”, explica.

A professora enfatiza que, após verem o projeto, os alunos foram procurar na internet como funcionava a montagem das casas, entretanto, afirma que os estudantes foram confeccionando e, na prática, verificando a melhor forma para produzir. Foram confeccionadas cinco casas, sendo duas pela turma da professora Noeli e três pelas turmas da professora Marfiza Fernandes.

Cuidando dos animais e do meio ambiente

A aluna Giúllia Pastiglione, de 12 anos, do 7º ano, conta que a atividade de montar as casas foi muito interessante. “Essas casas vão ajudar muitos cachorros. Foi muito legal fazer e as turmas se uniram. As pessoas simplesmente largam e abandonam os animais na rua. Acho que com essas casinhas vamos conseguir ajudar pelo menos um pouco”, diz a aluna.

Os estudantes Lucas da Silva Dias e Gabriela Coll Nunes, ambos de 11 anos e do 6º ano, explicam que antes de começarem a confeccionar as casinhas, assistiram um vídeo e, através dele, descobriram que muito precisa ser feito. “A gente viu um vídeo sobre a poluição na Ilha das Flores. Aprendemos que não podemos jogar lixo em locais inapropriados. Temos que cuidar do meio ambiente e temos que cuidar dos animais. Fizemos as casas para ajudar os animais e cuidar do meio ambiente”, conta Gabriela.

Lucas explica que as caixas de leite são um material que tem muita utilidade. “Usamos as caixas de leite que vão aquecer os cães e não vão poluir o meio ambiente. Aprendemos durante a montagem das casas bastante, também, sobre geometria e trabalho em equipe”, observa. Gabriela e Lucas enfatizam ainda que no Cassino é muito frio e que lá tem vários animais que vivem em situação de rua e que as casinhas vão deixar, pelo menos parte deles, abrigados. Eles ainda lembram que além de aprenderem, a atividade foi muito boa e divertida.

Solidariedade

Segundo a diretora da escola, Diacuiara Souza, e a supervisora Daniele Rossettini, todos os anos, a escola faz a gincana matemática e todos os alunos e professores envolvem-se nas atividades. Elas contam que este ano, durante a gincana, foi arrecadada uma tonelada de alimentos, que foram repassados para entidades e famílias de alunos da escola. Além disso, elas salientam que a gincana visa, além de ensinar através de atividades práticas, realizar ações com cunho social.

Materiais

Os alunos e as professoras contaram que para fazer as casinhas são necessários materiais bem básicos e com pouco custo. Eles explicam que é necessário ter as caixas de leite (de 130 a 140 por casa), fita adesiva, cola, areia e grampeador. Para auxiliar na confecção, os estudantes e as professoras recomendam que seja feita uma pesquisa na internet, pois, de acordo com eles, existem várias formas de montar e também o material pode variar de um modelo para outro.

Colaboração

A aluna Daniele, que teve a ideia de incluir o projeto na Gincana de Matemática, pretende dar continuidade e desenvolvê-lo, aqueles que tiverem interesse em colaborar com a doação de caixas de leite vazias e fita adesiva podem entrar em contato através dos telefones (53) 8136.0547 e (53) 8451.5237.

Fonte: Jornal Agora

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