ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
  • Compartilhe

Texto

NEAFA

ONG de Maceió (AL) oferece atendimento veterinário a animais de pessoas carentes

07 de agosto de 2012 às 15:20

Deisy Nascimento – Minuto Animais
deisysinha@hotmail.com

Foto: Divulgação

O NEAFA é uma ONG a favor da vida Fundado em 2003, o Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (NEAFA) nasceu com o intuito propiciar o bem-estar animal, oferecendo atendimento veterinário aos animais de pessoas carentes ou de quem abriga muitos animais advindos das ruas, trabalhando a educação ambiental e os encontros para adoção de cães e gatos. Segundo o idealizador do NEAFA, Dr. Ismar Gatto, não há motivo plausível para os animais ficarem sofrendo, a mercê dos maus-tratos e abandono por parte do ser humano. “Quando parei de exercer a medicina, resolvi ajudar os animais, pois temos que acabar com essa ideia de que o animal não tem alma ou não sente dor. Precisamos evoluir muito e ajudá-los. Pretendo me dedicar, inclusive aos animais de grande porte, como é o caso dos cavalos, burros, jumentos, que carregam os trabalhos dos seres humanos até a morte e nada ganham com isso”, ressaltou.

O NEAFA é uma organização não governamental (ONG), caracterizada como OSCIP, logo não tem fins lucrativos e se mantém exclusivamente com doações realizadas por pessoas que ajudam como podem, seja com ração para cães e gatos, materiais de limpeza, materiais hospitalares, seja com ajuda financeira direta, importantíssima para pagamento das despesas (pessoal e fornecedores), para dar continuidade ao projeto em prol dos animais carentes. Diversos atendimentos clínicos são realizados diariamente pelos veterinários do NEAFA a caninos e felinos, e muitas patologias são tratadas, dentre elas, uma das mais recorrentes é a Doença Venérea Transmissível (DVT) e os tumores de mama.

Além dos tratamentos clínicos, a ONG também faz os atendimentos cirúrgicos, a exemplo das esterilizações de cães e gatos e as patológicas. Esterilizações e condições dos animais O NEAFA desempenha um importante trabalho com o objetivo de colaborar para a diminuição da população de animais abandonados e errantes nas ruas. Essa é uma maneira de evitar tanto sofrimento de animais, prevenindo doenças transmitidas aos seres humanos, as chamadas zoonoses, além de minimizar acidentes de trânsito em vias públicas envolvendo animais. Para a presidente do NEAFA, Cristiane Leite, a esterilização é necessária para evitar que mais animais sejam vítimas de maus-tratos e abandono. “Precisamos conscientizar às pessoas de que esta é a forma de controle populacional mais efetiva e que assim estaremos poupando muito sofrimento a animais indefesos”, alerta.

O veterinário Ximenes Marques enfatiza a importância de se trabalhar em uma instituição como o NEAFA. “É uma ONG séria que faz um excelente trabalho a favor dos animais de pessoas carentes e acerca do controle populacional de cães e gatos em Maceió. Além disso, ajuda na recuperação de diversos animais abandonados que chegam em más condições, atropelados, com problemas de pele, doenças infecciosas e desnutridos a fim de deixá-los aptos para adoção”.

Animais para adoção

Muitos animais chegam ao NEAFA em situação de maus-tratos e abandono, atropelados, doentes e são cuidados, medicados, tomam banho, e logo após todos esses procedimentos, recuperados, são colocados para adoção. “Nos dedicamos muito aos nossos focinhos e é preciso que eles encontrem um lar amoroso, com uma família extremamente responsável, pois eles já passaram por um grande sofrimento e necessitam de amor para esquecer seus traumas”, pontuou Cristiane Leite. Noêmia Ferreira, uma das funcionárias do Núcleo, disse que em qualquer trabalho tem que haver dedicação, e neste ainda mais, quando diariamente tem que lidar com a vida dos animais que, muitas vezes, chegam à beira da morte. “É uma luta diária em prol dos animais que chegam atropelados, envenenados, com cinomose e outras doenças. Procuro ajudá-los da maneira que posso, e vendo a recuperação dos cães e gatos, fico satisfeita”, colocou Ferreira.

Campanhas

Várias campanhas são realizadas regularmente pela ONG, dentre elas: adoção a distância, encontro para adoção de cães e gatos, dia do banho e lazer dos cães e adote um adulto para ajudar a encontrar lares responsáveis para os animais.

Voluntariado

Muitos voluntários já passaram pelo NEAFA, e hoje há diversos estudantes e outras pessoas que apoiam a causa animal. A estudante de biomedicina, Carina Breitenbach, disse que sabia da existência do NEAFA desde 2008, mas que nunca tinha ido, pois não conhecia ninguém a acabava sempre deixando para depois, mas no ano passado viu a página da ONG no facebook e passou a saber do trabalho que vem sendo realizado. “Vi algumas informações sobre o dia do banho dos cães, daí decidi que não podia adiar mais. Chamei vários amigos para ir comigo e os 10 me acompanharam, desde então não deixei de ir. Hoje ajudo de diversas formas, troco jornais, coloco água e ração para os cães e gatos, dou banho em filhotes, faço um pouco de tudo e dou minha contribuição”, disse entusiasmada.

Doações

Por ser ONG, o reconhecimento do trabalho realizado é fundamental para que as pessoas ajudem o NEAFA visto que não recebe nenhuma colaboração governamental. A demanda é imensa e as necessidades infindáveis. “Sempre há muito que fazer e o NEAFA precisa de apoio para cada dia ajudar mais”, colocou Cristiane Leite.

O NEAFA convida aos leitores a conhecer o trabalho desenvolvido e a participarem como voluntários ou colaboradores. As doações podem ser feitas diretamente na sede ou por depósitos.

Maiores informações: www.neafa.org.br

  • Compartilhe

  • Imprimir Imprimir
  • Comunicar Erro

Enviar para um amigo
Comunicar erro

eu apoio a anda

Robledo Ribeiro

robledo_vieiras_250

Na luta pela defesa dos direitos dos animais, cada ação faz diferença. A ANDA é destaque neste trabalho, trazendo inform

Robledo Ribeiro
CEO Hostgator Brasil

CEO Hostgator Brasil

Laerte Coutinho

Laerte-290x290

Eu acho que é da maior importância uma agência como a ANDA que traz exclusivamente notícias, informações sobre os animai

Laerte Coutinho
Cartunista

Cartunista

Veja todos os depoimentos »

Facebook
Você é o repórter
Siga a ANDA: