EnglishEspañolPortuguês

Salvador sediará o maior evento de Bioética e Direitos dos Animais do Brasil

7 de agosto de 2010
13 min. de leitura
A-
A+

(Da Redação)

O programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal da Bahia e o Instituto Abolicionista Animal estão organizando o II World Conference on Bioethics and Animal Rights que será realizado em Salvador – Bahia – Brasil, na sede da Universidade Federal da Bahia de 25 a 28 de Agosto de 2010, contando com a participação de diversas Universidade mundiais.

O objetivo deste segundo congresso é transformar Salvador em um polo mundial gerador de conhecimento em torno dos animais e da bioética. Com a experiência do I World Conference on Bioethics and Animal Rights, os organizadores vislumbram uma atmosfera ainda maior para o debate e discussão sobre o futuro na Terra. Por isso, o II World Conference on Bioethics and Animal Rights tem como tema – a perspectiva para a vida em um planeta em mudança -. Aonde chegaremos, para onde estamos indo e quais as principais pesquisas na área da Bioética, Direito Ambiental e Direito Animal. O planeta Terra, habitat de todos os seres vivos, será o centro das discussões e este ambiente gerará um espaço aberto para a troca de experiências entre os diversos países participantes.

“A finalidade é dividir experiências e culturas novas nos diversos sistemas jurídicos internacionais. Bem como, ser um espaço para novas formas de colaboração entre pesquisadores de todo o mundo”, explica Heron Santana, colunista da ANDA e um dos organizadores do evento.

Palestrantes

Entre os palestrantes confirmados está a idealizadora e diretora editorial da ANDA, Silvana Andrade, os colunistas da ANDA Bruno  Müller, Daniel Braga Lourenço, George Guimarãe, Laerte Levai, Luciano Santana, Paula Brügger, Tagore Trajano.

Alexandra Isfahani-Hammond
Ph.D em Literatura Comparada, Universidade da Califórnia, Berkeley.

Alfredo Domingues Barbosa Migliore
Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (2006). Doutor em Direito, Área Direito Civil, pela Universidade de São Paulo. Sócio do Escritório de Advocacia Sergio Bermudes. Membro da Comissão de Bioética, Biotecnologia e Biodireito da OAB de São Paulo. Professor em diversos cursos de pós-graduação. Assistente de graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Ana Carolina da Costa e Fonseca
Estudou na Universidade Humboldt (HU) de Berlim durante dois anos com bolsa de doutorado-sanduíche concedida pelo DAAD. Tem formação nas áreas de Direito e Filosofia, com ênfase em Ética e Filosofia do Direito. É professora de Filosofia na Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e de Filosofia do Direito na Faculdade do Ministério Público (FMP), em Porto Alegre.

Ana Rita Tavares
Advogada e consultora jurídica, integrante da ONG Associação Brasileira Terra Verde Viva, em Salvador/BA.

Ana Thereza Meirelles Araújo
Mestre em Direito Privado e Econômico pela UFBA – Universidade Federal da Bahia. Pós-Graduada em Direito do Estado pela Fundação Faculdade de Direito da UFBA –  Universidade Federal da Bahia.

Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin
Ministro do STJ e Professor.

Bruno Müller
Graduado em História pela UFRJ, mestre em Relações Internacionais pela UFF e doutorando em História pela UERJ.

Carlos Maria Romeo Casabona
Doutor em Direito e Doutor em Medicina. Professor de Direito Penal (Universidade do País Basco) e presidente da Fundação Inter-Universitário Presidente BBVA – O Governo  Provincial da Biscaia em Direito e Genoma Humano, Universidade de Deusto e do País Basco.

Carmen Velayos Castelo
Professora associada de Ética e Ecologia da Universidade de Salamanca (Espanha).

Célia Regina Ferrari Faganello Noirtin
Professora doutora do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde leciona na área  de Legislação, Perícias e Ética Profissional com Ênfase em Legislação Agrária e Ambiental.

Cristiano Pacheco
Especialista em direito ambiental, diretor do Instituto Justiça Ambiental (IJA), diretor jurídico do Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB).

Daniel Braga Lourenço
Professor de Biodireito da Faculdade de Direito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Diretor Jurídico do Instituto Abolicionista Animal (IAA). Advogado.

Danielle Tetü Rodrigues
Professora de Graduação e Pós-graduação em Direito e da Pós-graduação em Direito Sócioambiental na PUCPR, Sócia do Greenpeace Brasil,  filiada ao SUIPA e a RENCTAS, Membro do Grupo Internacional de Defesa dos Animais.

David Cassuto
Coordenador do Centro de Pesquisas Comparadas em Direito Ambiental e Direito Animal da Pace University de New York, EUA.

David Favre
Ensina Direito dos Animais, Direito Ambiental da Fauna Silvestre e Direito Ambiental Internacional na Faculdade de Direito da Michigan State University. Ele tem atuado na defesa jurídica dos  animais desde o começo da década de 80.

Edivaldo Machado Boaventura
Estagiou e pesquisou no Institut International de Planification de l Éducation (IIPE/UNESCO, 1971/1972). Especialização em Economia du Développement, Faculté du Droit et dês Sciences Économiques de Paris (1965) e École Pratique des Hautes Études (Paris 1965).  Pós-doutor pela Universidade du Québec, Montreal (1995). É professor emérito da UFBA (2006), professor da Universidade Salvador (Unifacs, 2006) e da Fundação Visconde de Cairu.

Edna Cardozo Dias
Doutora em Direito pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), presidente da Liga de Prevenção da Crueldade contra o Animal, Professora de Direito Ambiental.

Fábio Corrêa Souza de Oliveira
Professor Doutor das Faculdades de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordenador  do Núcleo de Pesquisa em Direito dos Animais, Ecologia Profunda da Faculdade de Direito.

Fernanda Luiza Fontoura de Medeiros
Professora do Programa de Mestrado em Direito Ambiental da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

George Guimarães
Nutricionista especializado em dietas vegetarianas. Vegetariano desde os quatro anos de idade e vegano há 16 anos, dirige a NUTRIVEG Consultoria em Nutrição Vegetariana,  dedicando-se ao aconselhamento de pacientes vegetarianos em seu consultório.

Heron José de Santana Gordilho
Professor de Direito Ambiental e Direito Constitucional da Graduação e da Pós-graduação do Curso de Direito da UFBA, mestre em direito econômico e ciências sociais  tem se destacado na luta pelos direitos animais. É promotor de justiça do Meio Ambiente de Salvador (Bahia), onde atua, junto com associações de proteção animal, lutando contra qualquer forma de crueldade contra os animais. Atualmente é coordenador, juntamente com Luciano Santana, da Revista Brasileira de Direito Animal, a primeira revista do gênero na América Latina.

Ivana de Oliveira Fraga
Médica e advogada. Mestranda em Novos Direitos pela Universidade Federal da Bahia-UFBa. Especialista em Reprodução Humana, Citopatologia e Ultra-sonografia. Membro da Sociedade  Brasileira de Bioética. Professora.

Kathy Hessler
Professora da Lewis & Clark University

Laerte Levai
Membro do Ministério Público do Estado de São Paulo em São José dos Campos. Mestre em Direito pela UNISAL-Lorena e especialista em Bioética pela USP. Membro do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância (LEI), da USP. Autor do livro “Direito dos Animais” (Ed. Mantiqueira, 2004)

Lilian Denise Mai
Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá  (1999) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2004).

Luciano Rocha Santana
Doutorando em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca, possui graduação em Direito pela Universidade Católica do Salvador (1990) e graduação em Artes Cênicas pela  Universidade Federal da Bahia (1991).

Maria Auxiliadora Minahim
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1971), mestrado em Direito Penal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), doutorado em Direito  Penal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990).

Maria das Graças Souza e Silva
Procuradora de Justiça Cível do Ministério Público do Estado da Bahia. Especialista em Processo Civil. Pós-graduanda em Direitos Humanos e Cidadania. Diplomada em francês, alemão, espanhol e inglês.

Maria do Céu Patrão Neves
Professora Catedrática de Ética da Universidade dos Açores. Possui também formação acadêmica específica na área da Bioética, tendo realizado um pós-doutoramento no  Kennedy Institute of Ethics, em Georgetown University (Washington, D.C.).

Maria Luiza Nunes
Formação em Publicidade e Propaganda, vegana e ativista pelos direitos dos animais. Fundadora e diretora do MGDA – Movimento Gaúcho de Defesa Animal, organização não governamental que atua em diversas frentes pela defesa dos direitos dos animais. Uma delas é a proposição de ações judiciais, entre as quais se encontra a que vedou a realização da caça esportiva no RS.

Mariângela Freitas de Almeida e Souza
Psicóloga formada pela Faculdade de Humanidades Pedro II. Médica veterinária formada pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Psicologia pela  Fundação Getúlio Vargas. Pós-graduada em Bem-Estar Animal por Cambridge E-Learning Institute (UK).

Marly Winckler
Socióloga e tradutora. Vegetariana desde 1982, criou o Sítio Vegetariano e modera as listas de discussão veg-brasil e ivu-latina. Desde 2000 é Coordenadora para a América Latina e o  Caribe da União Vegetariana Internacional (IVU), com sede na Inglaterra. É autora dos livros Vegetarianismo – Elementos para uma Conversa e Sobre Fundamentos do Vegetarianismo. Traduziu mais de 50 livros.

Mônica Neves Aguiar da Silva
Graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1980), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica do Salvador (1980), mestrado em  Direito pela Universidade Federal da Bahia (2000) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade

Nelson Cerqueira

Possui graduação em Letras: Língua e Literatura Alemã pela Universidade Federal da Bahia (1975), mestrado em Literatura Comparada – Indiana University (1978) e doutorado em  Literatura Comparada – Indiana University (1986).

Pamela Frasch
Assistente do Diretor da Lewis & Clark Law School. Coordenadora do Programa de Direito Animal da L&C.

Paula Brügger
Professora do Departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina. É graduada em Ciências Biológicas com especialização em Hidroecologia, Mestra em Educação e Doutora em Ciências Humanas – “Sociedade e Meio Ambiente”. Atua na defesa dos animais e do meio ambiente e auxiliou diversas vezes o Ministério Público Federal na luta contra projetos de pseudodesenvolvimento que promovem exclusão social e a destruição da natureza. É autora dos livros Educação ou adestramento ambiental?, em 3ª edição, e Amigo Animal – reflexões interdisciplinares sobre educação e meio ambiente: animais, ética, dieta, saúde, paradigmas. Coordena o projeto de educação ambiental “Amigo Animal”, oferecido para as escolas da rede municipal como tema transversal. Atua principalmente nos seguintes temas: educação ambiental; interdisciplinaridade e paradigmas de ciência; desenvolvimento sustentável; relação dos seres humanos com os outros animais como relação sociedade-natureza.

Paula Freitas de Almeida
Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Jorge Amado – UNIJORGE (2005) e especialização em Direito de Estado pela Universidade Federal da Bahia (2008).

Peter Singer
Fundador e o primeiro presidente da International Association of Bioethics (IAB). Atualmente, é professor da Princeton University, nos Estados Unidos. Foi fundador e professor de Filosofia do Centre for Human Bioethics, da Monash University, Melbourne, Australia. É autor dos livros: Liberação dos Animais e Ética Prática.

Rafael Bán Jacobsen
Físico, professor, escritor, poeta e músico, além de atuante defensor dos direitos animais.

Renata de Freitas Martins
Advogada especialista em Direito Ambiental e Terceiro Setor.

Rodolfo Mário Veiga Pamplona Filho
Professor Titular do Curso de Direito da UNIFACS – Universidade Salvador, Professor Adjunto Permanente da Graduação e Professor Efetivo da Pós-Graduação Stricto  Sensu (Mestrado e Doutorado) da UFBA – Universidade Federal da Bahia.

Rômulo Silveira da Rocha Sampaio
Doutor e Mestre (LL.M.) em Direito Ambiental pela Pace University School of Law. Mestre em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do  Paraná (PUC-PR).

Saulo José Casali Bahia
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1988), mestrado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1994) e doutorado em Direito pela Pontifícia  Universidade Católica de São Paulo (1999).

Selma Mandruca
Advogada em São Paulo e Presidente do Projeto GAP – Brasil

Sérgio Greif
Biólogo e mestre em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas. Vegano e ativista pelos direitos animais,  autor de trabalhos referentes à experimentação animal, membro fundador da Sociedade Vegana. Co-autor do livro “A Verdadeira Face da Experimentação Animal” e autor de “Alternativas ao Uso de Animais Vivos na Educação”.

Sérgio Nogueira Reis
Formado em Direito pela Universidade Católica de Salvador – 1984, com pós-graduação em Direito Empresarial, pelo CENID, em convênio com a faculdade Estácio de Sá – RJ.  Mestre em Direito pela UFBA.

Silvana Andrade

Jornalista, vegana e ativista pelos direitos animais, com carreira de 26 anos desenvolvida na imprensa brasileira.  É a idealizadora e diretora editorial da ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais), a primeira agência jornalística do gênero no mundo. É  responsável por propor a ideia do Projeto de Lei 337/2006, que autoriza o Poder Executivo a criar hospitais veterinários públicos no Estado de São Paulo. Faz palestras sobre Comunicação e Direitos Animais.

Steven M. Wise
Doutor em Direito dos Animais. Ensinou Direito dos Animais em Harvard Law School, Vermont Law School. Presidente da Animal Legal Defense Fund, fundador e presidente da Center for the Expansion of Fundamental Rights, ele tem escrito inúmeros artigos acadêmicos sobre os direitos dos animais, além de ter colaborado em campos como Primatologia, inteleligência e comportamento animal.

John Marshall
Law School e no Programa de Mestrado em Política Pública e Animais da  Tufts University School da Faculdade de Medicina Veterinária.

Sueli Sampaio Damin Custódio
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e  doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003).

Tagore Trajano
Professor de Direito Constitucional e Projeto de Pesquisa e Monografia da UniJorge/Bahia/Brasil. Professor de Direito Administrativo da Faculdade Maurício de Nassau/Bahia/Brasil.  Professor da Pós-graduação lato sensu em Direito Ambiental da Universidade Federal da Bahia. Mestre em Direito Público e pesquisador da Universidade Federal da Bahia (UFBA).Visiting Scholar da Michigan State University (MSU/USA). Pesquisador Visitante da University of Science and Technology of China (USTC/China).

Tamara Bauab Levai
Bacharel em Comunicação Social pela Fundação Cásper Líbero, licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP. Mestre em Ciências Biológicas – laboratório de Síntese Orgânica IP&D – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento – UNIVAP, especialista em Biologia Celular e Histologia Geral – Departamento de Morfologia da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, autora do livro “Vítimas da Ciência – Limites éticos da experimentação animal”.

Teresa Giménez-Candela
Bacharel em Direito e doutora (Prêmio Especial de Mérito) em Direito pela Universidad de Navarra, Pamplona. Completou sua tese nos estudos romanos, sob a supervisão de Álvaro d’Ors, que introduziu a Epigrafia Legal. Desde 1985, tem regularmente cursos e seminários na Leopold Wenger Institut da Ludwig Maximilians Universität, München, onde trabalhou sob a supervisão de Dieter NorR, desenvolvendo os seus interesses em outras áreas do mundo antigo, como economia e sociologia. Ela também estudou História Antiga e Epigrafia Latina, sob a supervisão de Geza ALFÖLDY no Institut für Alte Geschichte da Universität Heidelberg, onde freqüentemente atendidos os seminários Papirologia dirigido por Dieter Hagedorn.

Thales Tréz
Graduado em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e mestrado em Ética Aplicada pela Katholieke Universiteit Leuven (2001). É co-autor do livro “A veradeira face da experimentação animal” (FalaBicho, 2000), com Sérgio Greif, e organizador da obra “Instrumento Animal: o uso prejudicial de animais no ensino superior” (Ed. Viena, 2008).

Thiago Pires
Chefe da Assessoria Jurídica da Superintendência do Meio Ambiente do Município do Salvador (SMA). Professor substituto da Faculdade de Direito da UFBA (2008-2010).

Valeria Barbosa de Magalhaes
Graduação em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Educação pela Universidade de Campinas (1996) e doutorado em História Social pela  Universidade de São Paulo (2006).

Vânia Maria Tuglio
Promotora de Justiça do Estado de São Paulo. Diretora da ABRAMPA – Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente para a região sudeste, autora de teses aprovadas em congressos nacionais e internacionais e também de artigos publicados em revistas especializadas e no manual de atuação do Ministério Público de São Paulo, na área ambiental. Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Vânia Rall
Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1982 – 1986), ex-estudante de Letras (Português – Francês) na Universidade de São Paulo (1987 -1988), advogada e tradutora  pública. Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Potiguar – Rio

Verônica Martins
Graduada em Ecologia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – Uni-bh. Atualmente pesquisa a história da caça de cetáceos no Brasil.


Você viu?

Ir para o topo