EnglishEspañolPortuguês

Faminta, família de orangotangos é resgatada e recebe outra chance

7 de julho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Por Augusta Scheer (da Redação)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Os orangotangos são algumas das criaturas mais fascinantes do mundo. Compartilham 97% de seu DNA com os seres humanos e são capazes de aprender linguagem de sinais, além de compreender emoções de uma forma bastante similar à nossa. Na língua malaia, a palavra orangutan quer dizer “homem da floresta”. Mesmo com tudo isso, os humanos seguem dizimando a população selvagem de orangotangos nas ilhas de Borneo e Sumatra, tudo em prol da extração de óleo de palma.
Muitas pessoas nem se dão conta da existência desse produto, mas ele pode ser encontrado em quase 50% dos bens de consumo. A alta demanda por esse óleo levou à expansão das plantações de palmas, prejudicando o habitat natural dos orangotangos. O desmatamento relacionado ao óleo de palma já destruiu cerca de 90% das matas nativas de orangotangos, e a tendência é que isso se acentue. Como espécie que vive nas árvores, os orangotangos dependem das florestas para conseguir comida e abrigo. Sem essas provisões, são forçados a ir para as plantações de palmas, onde são vistos como “pestes”. Muitos funcionários das plantações matam orangotangos no ato, e os que sobrevivem estão destinados a morrer de fome.
Os cinco orangotangos retratados no vídeo foram salvos heroicamente graças aos esforços da organização especializada em resgates International Animal Rescue. Sem a intervenção dessas pessoas gentis, essa família de orangotangos não teria conseguido sobreviver.
Mesmo com o trabalho fantástico realizado por essa organização, todos podemos fazer a diferença para esses animais se evitarmos óleo de palma (azeite de dendê) e ajudarmos a divulgar os efeitos devastadores que esse produto causa. A reportagem é do portal One Green Planet.

Você viu?

Ir para o topo